Há 37 anos atrás, o longa 'De Volta Para o Futuro' (1985) imaginava versões futuristas de vários elementos do cotidiano. Um dos que mais chamaram a atenção na época foram os carros voadores, algo que, na época, parecia distante da realidade. Mas agora, em 2022, voar em um veículo compacto está bem perto.
LEIA TAMBÉM
Na última segunda-feira (10), a empresa chinesa Xpeng Aeroht Inc, fabricante de veículos elétricos, realizou o primeiro voo público do carro voador Xpeng X2.
O X2 é um automóvel com dois lugares de decolagem e aterrissagem vertical elétrica, conhecido pela sigla eVTOL (electric vertical takeoff and landing). O voo foi realizado em Dubai nos Emirados Árabes Unidos, que, segundo Minguan Qiu, gerente geral da Xpeng Aeroht, é a cidade mais inovadora do planeta.
Assista o voo do Xpeng X2 no vídeo abaixo:
O X2 dispõe de dois modos de direção: manual e o modo 100% autônomo. O veículo é suspenso por um sistema de oito motores, sendo quatro posicionados na parte dianteira e quatro na parte traseira do carro.
O teste público não tripulado foi acompanhado por uma plateia de aproximadamente 150 pessoas e durou cerca de uma hora e meia. De acordo com a empresa, os resultados dos testes em Dubai ajudarão os desenvolvedores a fazer melhorias na tecnologia de seus veículos e contribuirá para o desenvolvimento de futuros modelos de carros voadores.
O mercado de eVTOLs está ganhando cada vez mais investimentos ao longo dos últimos anos e, segundo a Forbes, deve movimentar US$ 102 bilhões até 2040. Os primeiros estudos sobre carros voadores começaram ainda na década de 90, mas nos últimos anos a tecnologia deu um salto muito significativo e, cada vez mais empresas ganham os holofotes apresentando protótipos ou realizando testes práticos, como é o caso da Xpeng Aeroht Inc.
Em maio deste ano, a Embraer anunciou em um evento de aviação realizado em Chicago, EUA, o Eve, um eVTOL brasileiro. Recentemente, a empresa brasileira firmou uma parceria com a Skyway, que irá fornecer software para o eVTOL brasileiro. A Embraer planeja fabricar 100 mil unidades do veículo até 2040.