Nesta quinta-feira (31), a Canon deu uma má notícia aos fãs da fotografia analógica: é que a empresa decidiu descontinuar oficialmente a EOS-1v, sua última câmera fotográfica que ainda usava filmes, não sendo, portanto, compatível com a fotografia digital.
LEIA TAMBÉM
Lançada no ano 2000, a câmera, na verdade, teve sua produção encerrada em 2010, mas a Canon ainda vendia o estoque remanescente até então. Agora, a loja oficial da marca não oferece mais o modelo, que foi a quinta geração de SLRs da companhia.
A EOS-1v foi importante na história da Canon pois seu corpo e design serviram como base para a criação das DSLRs futuras, incluindo a EOS-1D, lançada em 2001, sendo este modelo o primeiro digital da linha profissional da Canon, e a primeira câmera digital desenvolvida completamente pela companhia (antes, a D2000 foi criada em parceria com a Kodak).
Contudo, apesar da aposentadoria do aparelho, a fabricante promete continuar fornecendo suporte técnico para a EOS-1v até 31 de outubro de 2020, sendo que este prazo pode ser estendido até 2025 a depender da disponibilidade de peças para reparo.
Já a rival Nikon ainda aposta na fotografia analógica, mantendo os modelos F6 e FM10 em seu catálogo — ao menos por enquanto.