O CSA encerrou na tarde desta sexta-feira (6) os treinamentos para o amistoso contra o Confiança, no sábado (7), às 19h, no Estádio Lourival Batista, em Aracaju. O técnico Oliveira Canindé concedeu entrevista coletiva e comentou sobre o primeiro jogo da temporada 2017.
LEIA TAMBÉM
O treinador marujo revelou que tem trabalhado com duas formações no elenco e priorizou o condicionamento físico dos jogadores nos amistosos antes das competições oficiais.
"Na verdade, nós temos as duas equipes. Estão bem preparadas, trabalhadas. Se necessário fazer, faremos assim [substituições]. Mas não é isso que espero. Espero que façamos um grande jogo e o máximo que eu puder segurar a equipe em campo, vou segurar. Vou mexer em algumas posições pontuais em que eu ache que nós poderemos precisar mais que em outras e darmos condição de jogo para esses atletas", informou.
"A partir daí, que eu tenha uma equipe mais preparada, eu posso mexer, ainda mais no outro amistoso, já pensando em condicionar o máximo possível os outros atletas que não participaram desse primeiro jogo. O que eu quero: o mais rápido possível condicionarmos a equipe no ritmo que todos nós precisamos e que é necessário fazermos", completou.
A pressa para condicionamento físico dos jogadores tem fundamento. O CSA estreia no Campeonato Alagoano dia 22 de janeiro, contra o Murici. Logo em seguida, dia 25, o Azulão recebe o ABC, no Rei Pelé, pela Copa do Nordeste. E no dia 8 de fevereiro, encara o Sport, também no Rei Pelé, pela primeira fase da Copa do Brasil, em jogo único por conta da mudança do regulamento da competição, executado pela CBF. O CSA precisa vencer para passar de fase. O empate é do Sport.
O fator físico pode ser fundamental no desempenho do Azulão no Nordestão e na Copa do Brasil, diante de times das Séries A e B. O Sport, por exemplo, só se apresenta para começar a pré-temporada na próxima segunda-feira (9).
O CSA não vai contar com os laterais Kelvin e Rayro, e o atacante Alex Henrique, lesionados. Luis Soares treinou nesta sexta, mas será poupado porque se recupera de lesão. O treinador relacionou 22 jogadores para o amistoso deste sábado. Confira a lista abaixo.
Goleiros: Jeferson e Mota;
Laterais: Denílson, Celsinho e Rafinha;
Zagueiros: Leandro Souza, Douglas Marques, Leandro Cardoso, Mateus Lima e Lucas Silva;
Volantes: Panda, Marcos Antônio, Everton Heleno e Serginho;
Meias: Geovani, Thiago Potiguar, Cleyton, Didira e Cassiano;
Atacantes: Daniel Cruz, Jeam e Joãozinho.
Confira outros trechos da entrevista coletiva do técnico Oliveira Canindé.
Confiança, adversário deste sábado
"É o jogo esperado por todos nós. Uma equipe que serve como parâmetro para nos medirmos para toda temporada. É claro que é prematuro falarmos assim, mas é exatamente assim que nós pensamos. Por ser uma equipe que já está acostumada com a Série C, por estar acostumada a bater de frente com grandes equipes do Nordeste, e principalmente dentro da competição, rodando o país e mostrando força".
"A ponto de estar em uma situação bem complicada, como o ano que passou, conseguindo se recuperar dentro da competição e por pouco não se classificou. É uma equipe que verdadeiramente teremos para nos medir quanto a condição que nos encontramos no momento".
Esquema tático e opções
"Eu trabalho todas as formações possíveis dentro do que temos como características. A partir daí posso entrar em qualquer uma das situações taticamente falando porque a equipe está trabalhado, preparado e a equipe já tem uma base. Não tem essa, não deu para o Alex Henrique, tem outro para entrar, espero que no mesmo nível e condição e possa acrescentar, porque é uma briga direta por posição dentro da equipe".
"E é por mérito. Você produz, tem capacidade, poderá perfeitamente se garantir. Não tendo, se estiver muito abaixo dos outros e não evoluir com os trabalhos, você não está no lugar certo. Você vai precisar procurar outro caminho, porque aqui tem que ser diferente para que nós encontremos o caminho que coloque o CSA onde ele precisa estar".
Escalação
"Embora seja um amistoso, eu não vou adiantar. É o que vocês [imprensa] têm visto, o que têm acompanhado. É o que vocês sabem. Divulguem da maneira que acharem conveniente. Mas a equipe é a que tem jogado, treinado mais tempo junto. Aí é com vocês. Se tiverem alguma dúvida, problema de vocês, não meu. Eu não tenho dúvida (risos)".
Geovani
"Eu acompanhava [Geovani], sabia da condição. Sempre o comparei ao Bismark, só que com um pouco mais de força e velocidade. Tem um último passe, boa movimentação, jogador de muita qualidade. Espero que ele acrescente em cima do que temos".
Cobrança
"Como falo sempre para os meus atletas, procuro ser leal, ser justo de todas as maneiras. Não quero em hipótese alguma enganar atletas. Quando eu tenho para dizer, eu digo. Quando eu tenho para falar, eu falo. Eu não mando ninguém dar o recado, eu mesmo dou o recado. É necessário que eles saibam que eles não competem comigo por posição, eles competem com os próprios companheiros. Quem estiver bem e em melhores condições para atuar, atuará. Se não teve oportunidade, terá. Agora é necessário que faça a parte dele, porque a minha eu estou fazendo e procurando fazer da melhor maneira possível".
LEIA MAIS
+Lidas