Foi dado o pontapé para a temporada 2022 do futebol alagoano com o coquetel de lançamento e a realização do conselho arbitral na tarde desta quarta-feira (17). A Federação Alagoana de Futebol reuniu representante dos clubes, profissionais da imprensa e convidados no Hall da Fama do estádio Rei Pelé. O evento definiu detalhes das próximas edições do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas.
LEIA TAMBÉM
A 92ª edição do campeonato estadual iniciará no dia 20 de janeiro e terá a participação de oito clubes: ASA, CRB, Cruzeiro Alagoano, CSA, CSE, Desportivo Aliança, Jaciobá e Murici. A fórmula de disputa permanece igual, com os oito clubes se enfrentado na primeira fase em jogos de ida e os quatro melhores se classificando à semifinal, que será disputada em dois jogos. Os classificados se enfrentam na grande final.
Em 2022, a Federação Alagoana de Futebol completará 95 anos de história. E para o ano comemorativo, a entidade lançou a nova marca que vai representar o futebol alagoano nos próximos anos. Ela contém traços modernos que formam o ‘A’ de alagoano, a estrela radiosa que representa o estado e as cores da bandeira.
Uma das novidades foi o anúncio do novo patrocinador master da competição. O Inove Banco adquiriu o naming rights da competição para o ano que vem. Estiveram presentes no evento, o secretário de estado do esporte, lazer e juventude, Charles Hebert, o presidente da FAF, Felipe Feijó, o diretor administrativo, Junior Beltrão e o diretor de competições, Luciano Sampaio.
Copa Alagoas - Outra grande novidade do evento foi o novo formato da Copa Alagoas, que em 2022 terá também a participação dos clubes da segunda divisão. Juntam-se aos oito times da divisão principal, os clubes Agrimaq Pilarense, CEO, Coruripe, Dimensão Saúde, Dínamo, FF Comercial, Miguelense e Zumbi.
As equipes foram divididas em dois grupos, A e B. Os times do grupo A enfrentam os do grupo B em jogos de ida, classificando-se os quatro melhores colocados de cada grupo para as quartas de final. Em jogo único, os quatro melhores avançam à semi e novamente em jogo único define-se os finalistas. Nas três fases (quartas, semi e final) o mando de campo será do clube com melhor campanha.
O campeão da Copa Alagoas terá vaga no Campeonato Brasileiro Série D 2023 e disputará com o terceiro colocado do Alagoano 2022 a vaga na Copa do Brasil em 2023.
+Lidas