Trânsito

Caminhoneiro que morreu afogado após acidente no interior de AL é identificado

Eberth Lins com Ascom Polícia Científica | 21/10/24 - 12h51
Polícia Científica identifica corpo de caminhoneiro encontrado em Palmeira dos Índios | Foto: Ascom Polícia Científica

O corpo do caminhoneiro vítima de um grave acidente de trânsito em Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, foi identificado pela Polícia Científica, nesta segunda-feira (21). Trata-se do baiano José Cláudio da Silva de Souza, de 32 anos, que morreu em decorrência de afogamento, após parte do veículo que conduzia ir parar dentro de um lago na localidade conhecida como Serra das Pinhas.

Para estabelecer a identidade do homem, a Polícia Científica realizou um exame necropapiloscópico, isto é, confrontou as impressões digitais coletadas do corpo, com o prontuário civil que trazia impressões digitais registradas no estado da Bahia.

O acidente aconteceu no último sábado (19), quando a carreta estava descendo a serra e caiu dentro do lago Luciano, na Zona Rural de Palmeira dos Índios. O veículo ficou na vertical, pendurado na barreira e a cabine submersa no lago. Mergulhadores do Batalhão de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros resgataram o caminhoneiro que estava dentro do lago. Uma retroescavadeira foi utilizada para a retirada da estrutura do veículo para perícia.

Carreta foi parar num lago após sair da pista. Foto: Ascom Polícia Científica 



Perícia - A perita criminal Rafaela Jansons, do Instituto de Criminalística de Arapiraca, esteve no local e realizou a perícia sobre a dinâmica do sinistro. Ela explicou que o acidente foi resultado de uma saída de pista logo após uma curva, sem sinais de frenagem na pista. “Devido aos graves danos na cabine e à presença de poucas lesões, é provável que o corpo da vítima tenha sido projetada para fora do veículo”, explicou a perita.

Após a remoção da cabine com o auxílio de uma retroescavadeira, foi possível recuperar o tacógrafo, que está armazenado na sede do Instituto de Criminalística de Alagoas. A análise dos discos, que serão retirados do equipamento, fornecerá informações sobre o acidente, como a velocidade da carreta no momento do acidente.

O exame de necropsia, realizado pela perita médica legista Ananda Camilla, no IML de Arapiraca, apontou que o motorista José Cláudio morreu em decorrência de afogamento. O corpo dele já foi liberado e aguarda a presença de familiares para retirada e sepultamento.