Caminhoneiro é autuado por crime ambiental após usar diesel S500 em veículo

Publicado em 07/08/2023, às 15h31
Foto: Arquivo TNH1
Foto: Arquivo TNH1

Por TNH1

Um caminhoneiro foi autuado por crime ambiental, nessa última sexta-feira (07), em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. O caso foi registrado no quilÔmetro 77, da BR-101, após uma abordagem feita pela Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com os policiais, foi verificado que o veículo conduzido pelo caminhoneiro, um VW, utilizava o diesel S500, tipo de combustível proibido para carros fabricados a partir do ano de 2012.

Durante a abordagem, o caminhoneiro confirmou a utilização do diesel S500. Esse tipo de combustível possui 50 vezes mais enxofre que o diesel S10 — combustível obrigatório para o modelo e ano de veículo conduzido por ele. 

O diesel S500 é identificado pela cor vermelha, enquanto o S10 é amarelo ou incolor. O gás poluente emitido pela combustão do S500 pode causar alergias e doenças respiratórias. Entre as crianças, o enxofre pode desenvolver doenças crônicas, caso haja uma exposição intensa ao gás.

Risco de Crime Ambiental - Além dos riscos ao motor que podem prejudicar o seu veículo, utilizar o diesel S500 em motores fabricados depois de 2012 pode ser considerado crime ambiental em casos de identificação em abordagens. Segundo a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a penalização pode ser de um a quatro anos de reclusão e o autor da ação pode ser encaminhado à Polícia Civil da Comarca do local no flagrante.

Gostou? Compartilhe