Caminhão vinha perdendo freio antes do acidente, diz um dos motoristas atingidos na Geraldo Melo

Publicado em 07/10/2022, às 15h01
Ana Oliveira / TNH1
Ana Oliveira / TNH1

Por Paulo Victor Malta e Ana Oliveira*

O acidente que provocou engavetamento com 10 carros, na tarde desta sexta-feira, 7, aconteceu após um caminhão semirreboque, carregado com açúcar, perder o freio ao descer a Ladeira Geraldo Melo, que liga os bairros do Farol e do Poço, em Maceió. 

Em entrevista ao TNH1, o inspetor da Guarda Portuária, José Marques, dono de um dos veículos atingidos pelo caminhão, afirmou que o motorista do caminhão já vinha perdendo freio antes do acidente. 

"Antes de entrar na ladeira, ele já vinha tendo dificuldade de freio. Ele vinha lentamente, bem devagar, por isso estava tudo engarrafado. Eu vinha atrás dele. Quando ele entrou na ladeira, ele foi se segurando com a maior dificuldade. Eu já estava meio atrasado, sou inspetor da guarda portuária no Porto de Maceió. Ele ia descarregar a carga de açúcar lá. Conhecendo como é o sistema, eu vi que ele estava sem freio". 

Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foram acionadas para registrar a ocorrência e controlar o trânsito. 

"O caminhão trator, puxando semirreboque, conhecido também como carreta, descia a ladeira Geraldo Melo carregado, em marcha baixa, velocidade reduzida. Percebeu que faltou freio e colidiu com 10 carros à frente. Uma das condutoras, a primeira que o caminhão colidiu, precisou de atendimento do Samu. Foi levada ao hospital privado. Queixava-se de dores nas costas", disse o agente Wanderson Freitas.

A SMTT confeccionou o Boletim de Acidente de Trânsito e um outro agente explicou o que os condutores devem fazer a partir de agora. "É interessante que eles se organizem para pagar uma única taxa e não duplicar os registros. Foi um prejuízo coletivo e o único causador foi o caminhão que faltou freio. No próximo dia útil, eles conseguem puxar pelo sistema da SMTT e aí eles vão acionar o dono da empresa na Justiça, caso ele não chegue junto com a responsabilidade dele. O motorista também será responsabilizado, pois estava conduzindo". 

*Estagiária sob supervisão da reportagem.

Gostou? Compartilhe