por Luan Paz
O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore nativa do bioma brasileiro, sendo muito conhecido por suas castanhas e pela forma peculiar como elas crescem, penduradas na extremidade de um pedúnculo, mas nos últimos dias, uma grande marca de cosméticos lançou uma propaganda usando a imagem de um caju invertido, o que gerou muita polêmica e humor nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM
E para aumentar ainda mais a confusão, a planta que aparece na imagem não é um cajueiro, pois o formato das folhas é completamente diferente. Mas você sabe como que se desenvolve essa fruta?
Uma das características mais distintivas do cajueiro é a maneira como produz seus frutos. O caju, que é a parte comestível, cresce na extremidade de um pedúnculo alongado, pendurado para baixo, enquanto a castanha é o fruto do caju e, o que comemos como castanha, na verdade é uma amêndoa que fica protegida dentro do fruto. Essa configuração peculiar é uma adaptação da planta para a dispersão de sementes, já que animais são atraídos pela polpa suculenta do caju e, ao consumi-la, podem espalhar as sementes.
O cajueiro é uma árvore tropical, então prospera em climas quentes e úmidos. Suas folhas são verdes e brilhantes, e uma das suas principais características são as copas amplas e frondosas que nos proporciona sombra. As flores do cajueiro são pequenas e apresentam diferentes sexos em árvores separadas ou na mesma árvore, o que exige a polinização cruzada para que os frutos se desenvolvam.
O caju é amplamente apreciado em todo o mundo devido ao seu sabor doce e suculento. Ele é versátil e pode ser consumido in natura, usado em sucos, geleias, doces. Além disso, a castanha de caju é consumida após torrada ou frita, sendo uma oleaginosas mais gostosas! Agora você conhece um pouco sobre essa fruta deliciosa que é um dos símbolos do nordeste brasileiro.
LEIA MAIS
+Lidas