Caetano Veloso se pronuncia após polêmica envolvendo nova música de Luísa Sonza

Publicado em 08/09/2023, às 08h29
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Por O Globo

A polêmica começou depois que fãs de Luísa Sonza difundiram a notícia, por meio das redes sociais, de que a cantora se tornou, na última semana, a primeira artista brasileira a colocar uma música de bossa nova — a recém-lançada "Chico", do novo disco "Escândalo íntimo" — no topo das músicas mais tocadas no Spotify. Pois bem, foi a deixa para que a seguinte discussão se instaurasse nas redes sociais: afinal, a canção em que a gaúcha de 25 anos se declara para o namorado, o influenciador Chico Moedas, pode mesmo ser definida como bossa nova?

Quem entrou no tal debate — e engrossou os questionamentos acalorados entre usuários do Twitter e admiradores da cantora — foi Caetano Veloso. O cantor e compositor reconheceu que, sim, a letra de Luísa Sonza é embalada por uma melodia de bossa nova tocada ao violão. "O violão base está tocando bossa nova, me parece. Mas é que MPB é música popular brasileira... Meio que cobre tudo. São coisas muito diferentes. Depende mais de quem faz e qual o lugar que as pessoas veem aquele artista", afirmou o baiano de 81 anos, em vídeo publicado no Instagram (veja abaixo).

Como se sabe, o influenciador digital Chico Veiga, de 27 anos, mais conhecido pelo apelido Chico Moedas, ganhou uma música com seu nome no novo disco de Luisa Sonza, "Escândalo íntimo". Os dois assumiram o relacionamento em julho. No último domingo (3), ele acompanhou o show da namorada no The Town, em São Paulo.

Ouça 'Chico', de Luísa Sonza

Quem é Chico Moedas? Chico Moedas, que é de Niterói, cidade no Rio de Janeiro, adquiriu fama na internet ao aparecer como colaborador em vídeos do youtuber Casimiro, de quem é muito amigo. O jovem pode ser visto em várias participações ao lado do influencer e streamer conhecido como Cazé, sobretudo nas reações bem-humoradas (ou "reacts", como se diz na linguagem da web) de tours por casas luxuosas no Brasil.

Tiktoker de sucesso, o rapaz chamou atenção de Luísa Sonza depois de aparecer no podcast ""Match — O papo", apresentado pela atriz e comediante Valentina Bandeira, há mais ou menos dois meses. "Gente, quem é ele?", comentou a cantora, à época. Mais tarde, o influenciador escreveu, numa publicação da moça: "Pô, covardia". Detalhe: antes, ele havia revelado que usava a tal frase para iniciar flertes. O contato foi então ganhando fôlego.

Como Chico Moedas ficou rico? Solteiro há três anos — desde que terminou um relacionamento de quase uma década — Chico Moedas sustenta o apelido não à toa. Depois de largar os cursos de Administração e Cinema, sem concluir nenhuma das duas graduações, o jovem investiu o dinheiro do pai em bitcoins, com o aval dele. E descobriu, de maneira própria, um universo rentável.

"Não faço nada. Sou um desastre acadêmico. Tentei fazer algumas faculdades, mas não deu certo", contou ele, no podcast "Match — O papo". "Houve um trabalho de convencimento (para o meu pai deixar eu investir o dinheiro dele em criptomoedas). Investi o dinheiro inteiro. Meu pai era mais radical do que eu. Meu coroa não gostava de investir. E aí comecei um processo de convencimento para arrancar aquele dinheiro de lá (do banco) e investir", explicou. "Não gosto muito de trabalhar. Trabalho, para mim, é desagradável", afirmou, aos risos.

Apesar de ter sido bem-sucedido no investimento, o rapaz não recomenda para quase ninguém a incursão pelo ramo. Ele conta que já passou por vários percalços. "É melhor evitar. As últimas pessoas para quem ensinei (a investir), todas perderam dinheiro", afirmou.

Gostou? Compartilhe