Cabo se pronuncia sobre Walter, opções na zaga e faz duras críticas pela derrota em Varginha

Publicado em 03/09/2018, às 20h02
Marcelo Cabo, técnico do CSA | Pei Fon / Portal TNH1
Marcelo Cabo, técnico do CSA | Pei Fon / Portal TNH1

Por Paulo Victor Malta

A segunda-feira (3) foi diferente no CT do Mutange. Após a derrota para o Boa Esporte, o técnico Marcelo Cabo, que costuma abrir as atividades, fechou o treino para a imprensa e concedeu entrevista coletiva no final da tarde. O técnico fez um pronunciamento firme sobre a derrota em Varginha e dentre outros assuntos, falou sobre a polêmica envolvendo o atacante Walter, defendeu o zagueiro Roger, explicou as decisões pelas escalações na zaga e adiantou que Neto Berola está vetado para o jogo com o Londrina. 

"Não traz nenhum problema para o grupo. O grupo é muito maduro, equilibrado e blindado. É de fórum pessoal do Walter. Nosso jurídico já tratou do assunto junto com a diretoria. E ponto final. Seguimos o nosso trabalho". Questionado se Walter continuaria no elenco, Marcelo Cabo foi seco na resposta. "Ele é jogador do CSA". 

Quanto ao desempenho do time na derrota para o Boa Esporte, Cabo foi duro nas críticas e afirmou que foi a pior atuação do CSA sob o seu comando. 

"Nenhum setor funcionou. Fizemos a pior partida do ano. Foi uma noite trágica. Noite para se esquecer e aprender com ela. Mas isso é Série B. Da mesma forma que ganhamos de 3 a 0 do Criciúma, perdemos por 3 a 0 para o Boa Esporte numa noite para se esquecer. Noite em que nada funcionou. Pior jogo sob o meu comando que o CSA teve no ano". 

Sem Jhon Cley, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador antecipou que Neto Berola está vetado e não joga nesta terça. Por outro lado, Leandro Souza e Rafinha estão de volta ao time titular. 

Apesar de ter perdido em Varginha, o CSA segue na vice-liderança da Série B, com 40 pontos. O Azulão enfrenta o Londrina nesta terça-feira (4), às 20h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 25ª rodada da Segundona. O Portal TNH1, a TV Pajuçara e a Rádio Pajuçara FM Maceió - 103,7 acompanham a partida. 

Veja outros trechos da entrevista e a lista de relacionados no fim da matéria. 

Pronunciamento com críticas e cobrança

"Quero aproveitar a oportunidade para deixar uma coisa bem clara aqui. O CSA é vice-líder da Série B. É um pronunciamento meu. Estamos com muita tranquilidade. Foi uma derrota que nos feriu muito, claro. Principalmente a nossa apaixonada torcida. Trabalhamos para dar alegria a ela. Nenhum de nós, internamente no CSA... Eu enquanto comandante, jogadores, comissão técnica e diretoria ficamos nada satisfeitos. Tomamos as providências internas que temos de tomar, com reuniões e cobrança". 

"Mas isso vocês sabem como eu trato: internamente. Houve cobrança sim. Não podemos admitir, no momento em que estamos vivendo, ter uma atuação tão abaixo como tivemos. Isso é notório. Isso é fato. Aqui ninguém vai jogar a sujeira para debaixo do tapete e nem tampar. O treino fechado foi justamente no momento de eu blindar o meu elenco. No momento que eu achar que temos que fazer treino fechado, a gente vai fazer. Com todo respeito à imprensa, que eu sempre tive, tanto que estou aqui me pronunciando diante de vocês e para a nossa torcida e todos". 

"Nunca vou me eximir e esconder das minhas responsabilidade. Mas eu sou o comandante. Quem tem que estar à frente no campo de batalha sou eu. Os jogadores estão protegidos e blindados por mim. Tenham certeza que vamos tomar todas as atitudes benéficas para a instituição CSA. Para que a gente possa manhã fazer um grande jogo, voltar a vencer em casa". 

"Ninguém aqui está satisfeito pelo que ocorreu em Varginha, pela derrota, por como foi a derrota. Perder é uma coisa normal. O Boa ganhou com méritos. Não quero tirar o brilho da vitória do Boa. Fomos incompetentes em buscar a vitória fora de casa. Não quero tirar o brilho da vitória de um co-irmão. Mas não estamos nada satisfeitos". 

"Me reuni com os jogadores em Varginha, em São Paulo e hoje nós reunimos a diretoria. Fizemos a reunião que vocês já conhecem, de toda segunda-feira. Claro que hoje ela foi mais abrangente porque estamos em semana final de fechamento de janela. Hoje houve uma reunião com o Rafael Tenório, Raimundo Tavares, Fabiano Melo, Marcelo de Jesus, Dr. Fábio e o Hugo Leahy. Fomos tratar do macro do CSA. Tanto que o Hugo estava pelas questões administrativas, o doutor estava pelas questões médicas e os nossos mandatários também". 

"É a última semana de janela, nós estamos numa reta final de competição e temos que tomar algumas decisões que não podem passar dessa semana. Foi uma reunião extraordinária única e exclusivamente por isso e para tratar sim da derrota do Boa Esporte. Tudo anda como planejamos. Estamos com 40 pontos, indo para a 25ª rodada. Somos o vice-líder da competição. Não tem desespero e nem caça às bruxas, pelo amor de Deus. O CSA está no caminho certo e vamos nos fazer muito fortes amanhã para buscar os nossos objetivos". 

Roger

"Vou deixar uma coisa bem clara. Dificilmente vou usar dois zagueiros canhotos no mesmo. É um critério meu. Quando eu cheguei, ele já estava aqui. É um jogador que se decida muito profissionalmente. Neste momento não vou dar as costas para o jogador, pela atuação que teve até hoje. O Roger jogou esse jogo por merecimento". 

"O que ele já desenvolveu quando teve atuação. Acho que temos que voltar um pouquinho na memória. O Roger fez um clássico contra o CRB no Estadual, que fez uma partida de excelência. No 1 a 0 (para o CRB), que foi na minha chegada. Ele fez uma grande partida, nós fizemos uma grande partida. O Roger fez outras boas partidas. Ele fez outras boas partidas que jogou de titular". 

"O dia a dia de treinamento dele é muito bom. O Roger já entrou em jogos muito difíceis fora de casa, onde foi muito bem. Existe uma coisa no futebol chamada critério. Eu posso ter sido infeliz na escolha e na visão de muita gente, mas é o critério. Ele era o jogador da vez. Era o jogador que vinha jogando quando o Leandro não jogava. Na minha visão, ele não ia jogar mal". 

"A gente pode entender que o momento que ele teve no jogo a equipe foi infeliz. Acho até uma covardia colocar na conta do Roger o insucesso que o CSA teve em Varginha. Acho uma covardia. Na minha visão, teve jogadores muito mais abaixo que o Roger no jogo. Trato minha equipe não individualmente, mas coletivamente. Sou criterioso e tenho convicção. Eu não sou teimoso. Ao longo desses seis meses, vocês podem analisar, eu não sou um treinador teimoso. Eu tenho critério. E para você fazer uma gestão de grupo e ter confiança dos seus jogadores, você tem que ter critério. A vez era do Roger. Basta a mim avaliar a sequência do Roger agora dentro do elenco. Mas a vez era dele".

Ronny e Elivelton 

"O Ronny ficou três meses no departamento médico. E o Ronny está treinando com a gente há pouco mais de um mês, ainda não conseguiu fazer nenhum amistoso. Então tenho que ter calma e paciência com o Ronny". 

"E na escala de critério, o Roger estava na frente do Elivelton. Até porque o Elivelton não teve nenhuma oportunidade de fazer um jogo de início. E eu tinha essa confiança no Roger. Ele já fez alguns jogos comigo de início e eu sei o que ele poderia desenvolver. Mas aja vista que a gente também vai olhar para o Ronny e para o Elivelton na sequência da competição". 

Neto Berola vetado

"Só vou encurtar [a pergunta], o Berola está vetado. Teve uma reavaliação com o Dr. Fábio, e o Berola está vetado. Só para entender o momento do Berola e eu passar para vocês. O Berola tomou três pancadas no mesmo lugar. Fizemos uma série de exames. Ele fez a ressonância, não tem nenhuma lesão. Mas tem o edema da recuperação da pancada. Com esse edema, ele ainda sente dor". 

"O Berola tentou treinar na véspera da viagem, quando faz o movimento de rotação e bate na bola, existe a dor residual, que é de final de tratamento. Inclusive o Berola está saindo agora para fazer mais um exame. Ele fez a ressonância e para tirar qualquer dúvida, vai fazer mais uma radiografia. Mas a experiência do Dr. Fábio diz que ele não tem lesão de fratura e nem uma lesão mais séria". 

"E o tratamento está evoluindo. Mas o atleta tem dor ainda em certos movimentos. Não é prudente lançar o jogador com dor. Não é o fim do mundo o jogo contra o Londrina. É um jogo muito importante, a gente sabe disso. Nem eu colocaria o jogador com dor, limitado para jogar, porque ele não vai desenvolver o seu melhor".

Confira os relacionados para a partida:

Goleiros: Felipe, Mota
Laterais: Celsinho, Muriel, Rafinha, Wellington Silva
Zagueiros: Leandro Souza, Matheus, Xandão, Elivelton
Volantes: Dawhan, Yuri, Pio
Meias: Didira, Echeverria, Daniel Costa, Juan
Atacantes: Victor Paraíba, Rubens, Pingo, Alemão e Hugo Cabral.

Gostou? Compartilhe