Alagoas

BRK reúne jornalistas para apresentar dados sobre saneamento em Maceió e região

Eberth Lins | 31/10/24 - 11h02
Diretor-presidente da BRK em Alagoas, Herbert Dantas, respondeu perguntas da imprensa | Foto: Eberth Lins / TNH1

A BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico de Maceió e cidades da Região Metropolitana, reuniu jornalistas nesta quinta-feira (31) para falar sobre as ações da empresa desde o início da operação, em 2021, e previsão de  investimentos para o próximo ano. O encontro contou com a presença do diretor-presidente da BRK em Alagoas, Herbert Dantas, que falou da importância de estreitar relações com a imprensa e difundir informações transparentes à sociedade. "Estamos aqui há três anos e meio e muita coisa já aconteceu, muita coisa vai acontecer e nada mais importante que nos comunicar melhor", disse.

A operação da BRK em Alagoas teve início em 2021 e a concessão tem duração de 35 anos. Como parte das conquistas, Maceió subiu cinco posições no ranking de saneamento do Trata Brasil, que foca os 100 municípios mais populosos do país. A cidade passou da posição 93º e passou a ocupar o 89º lugar.

Entre os assuntos listados, a empresa falou do combate às ligações clandestinas e línguas sujas, um dos principais problemas enfrentados na capital alagoana. "A questão das línguas sujas é uma mácula na cidade, né? A gente tem noção dessa situação e a gente tem um trabalho muito forte que está sendo executado inclusive em parceria com a Prefeitura Municipal, porque as línguas sujas no final do dia, elas são caracterizadas por ligações clandestinas de esgoto em locais onde não se tem o sistema coletivo disponível na galeria de água de chuva que é responsabilidade da prefeitura. Então o que a gente percebe? Diversas pessoas, às vezes por desconhecimento, às vezes por qualquer outra situação, fazem a ligação de todas as suas residências na galeria de água de chuva", frisou o diretor operacional da BRK, Wilson Bombo.

Empresa falou sobre ações realizadas em Maceió e região metropolitana. Foto: Eberth Lins / TNH1

A empresa já implantou o Programa Saneamento a Limpo, que visitou mais de 19 mil imóveis e constatou irregularidades em 2.796 deles. "A BRK fez um trabalho grande de fiscalização e encaminhou 400 irregularidades para que a prefeitura, como proprietária do sistema de drenagem, atue, converse e multe essas pessoas e as ligações clandestinas sejam retiradas. A BRK está trabalhando no projeto, a gente já está aqui desde julho de 2021, são 13 cidades e a gente está avançando bastante na questão do saneamento, da questão da rede de esgoto em algumas cidades. A gente já está com 99% das redes de coleta de esgoto prontas e executadas em Barra de São Miguel", detalhou o diretor.