Brincadeira do Google no dia da mentira teria causado até demissões

Publicado em 01/04/2016, às 07h46

Por Redação

O 1º de abril mal começou e fez pessoas perderem trabalhos e negócios. Ou melhor, o Google fez isso, e agora está pedindo desculpas.

A brincadeira da gigante de buscas foi criar uma nova ferramenta para seu serviço de e-mail. O botão chamado “MicDrop”, quando ativado, incluía o GIF de um Minion largando um microfone na mensagem e impedia o destinatário de responder.

É uma referência a batalhas de rap. “Mic drop” significa que o competidor foi tão bom que deixou o outro sem possibilidade de responder.

“Hoje, o Gmail está tornando mais fácil ter a última palavra em qualquer e-mail com o MicDrop. Simplesmente responda a qualquer e-mail usando o novo botão ‘Send + MicDrop’. Qualquer um receberá sua mensagem, mas será a última vez que você vai ouvir falar deles. Sim, mesmo se eles tentarem responder, você não verá [a resposta]”, dizia o Google.

O problema ocorreu porque o botão entrou no lugar do “send and archive”, o mesmo que clicamos para enviar e armazenar a mensagem. Como os usuários fazem muita coisa na internet de forma automática, acabaram clicando sem querer no botão.

As páginas de suporte do Gmail estão cheias de relatos de gente insatisfeita. Um escritor disse que, por enviar o GIF e impedir respostas no meio de uma conversa com a chefe, acordou com uma mensagem de voz avisando que ele perdeu o trabalho. Outro usou a “brincadeira” sem querer ao enviar e-mails a 30 contatos importantes, e eles não são os únicos a reclamar.

O Google pediu desculpas pela piada e informou que desabilitou o recurso. “Parece que zoamos a nós mesmos neste ano. Devido a um bug, o recurso MicDrop inadvertidamente causou mais dores de cabeça do que risadas.”

O TechCrunch questionou que “bug” era esse e um porta-voz respondeu que “em pouquíssimos casos” o MicDrop podia aparecer mesmo sem ser acionado.

Brincadeira do Google no dia da mentira teria causado até demissões
Brincadeira do Google no dia da mentira teria causado até demissões

Gostou? Compartilhe