Você já experimentou o queijo Brazulaque? Se a resposta for não, corra para o Ôxe, Cozinha Nordestina. E se for sim, volte mesmo assim, porque o chef Rodrigo continua arrasando no preparo desse prato que conquistou paladares em 2024 e segue irresistível em 2025. O queijo é empanado na farinha panko, acompanhado por torradas do pão da casa e uma seleção de molhos incríveis: chimichurri nordestino, ketchup de goiaba e mel de engenho levemente picante. Confesso: é viciante! A textura cremosa do queijo, que lembra o clássico requeijão de corte, é de dar água na boca.
LEIA TAMBÉM
Que tal conhecer e se apaixonar por essa história deliciosa?
Brazulaque é muito bom, lembra requeijão de corte
Existe registro histórico do brazulaque em Alagoas e Pernambuco, o que vem para a cozinha do Ôxe é lá da cidade alagoana de Viçosa, da Fazenda Amazonas, diretamente para Maceió. A queijaria é artesanal e o produto preparado pelas mãos das irmãs Zue e Josefa de Freitas, conhecida como Zefa do Queijo. Na receita, leite cru (sem química), nata, sal, e muita resignação para mexer a panela até o ponto certo.
Brazulaque também é maravilhoso com goiabada
As irmãs da Viçosa carregam a história da tradição de mulheres do campo, compartilhada pela professora de gastronomia do IFAL, Isabela Barbosa: “Na infância, das muitas alegrias, uma que me recordo, com o gostinho de saudade na boca, é da Vó Áurea fazendo uma panela de brazulaque e a gente esperando o término pra raspar a panela. Parece que o melhor gosto do queijo estava concentrado ali, naquelas sobras que de imediato eram consumidas por quem ficava de olhos brilhando na espera do momento”, disse.
A beleza da Fazenda Amazonas na cidade de Viçosa
Rota: Ôxe, Cozinha Nordestina
Preço: Brazulaque com pão - R$ 36,00
De quarta a segunda de 12h às 15h e 17h30 às 22/ Fechado na terça
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), 172 – Jatiúca/ Telefone: (82) 3028-6560
LEIA MAIS
+Lidas