Brasileiro voluntário na guerra da Ucrânia morre em combate, diz família

Publicado em 08/07/2024, às 10h55
Murilo estava lutando quase dois anos na guerra | Acervo familiar
Murilo estava lutando quase dois anos na guerra | Acervo familiar

Por Folhapress

Um brasileiro de 26 anos que lutava como voluntário na guerra da Ucrânia morreu em combate. Murilo Lopes dos Santos estava do lado ucraniano das forças quando foi atingido. A informação foi confirmada ao UOL pela família dele.

Familiares foram contatados por um colega estrangeiro que lutava com Murilo. O rapaz entrou em contato com o pai do brasileiro por um aplicativo de mensagens na sexta-feira (5), informando que ele morreu na cidade de Zaporizhzhia.

Após receber a notícia, a família contatou um tenente brasileiro, também voluntário na guerra, que confirmou a morte do colega. Segundo a mãe do jovem, Rosângela Pavin Santos, Murilo teria morrido tentando salvar outro colega, que ficou gravemente ferido e está hospitalizado.

Jovem saiu de Castro (PR) para a Ucrânia em novembro de 2022. Ele havia servido ao Exército Brasileiro antes disso e, segundo a mãe, foi até o país europeu "buscando uma realização pessoal".

A família ainda não sabe como funcionará o traslado do corpo. A mãe de Murilo afirmou que teve dificuldade em contatar a embaixada durante o fim de semana e que os órgãos oficiais serão procurados nesta segunda-feira (8).

A expectativa da família é trazer o corpo do jovem até o Brasil, mas há possibilidade de que ele seja cremado no país. Embaixada informou que não recebeu informações sobre morte de brasileiro até o momento. Os familiares foram orientados a procurar a Divisão de Assistência Consular do Itamaraty.

"Ele [um tenente que conversou com a família] contou que o corpo está lá, que iria passar pelo médico para ver se o translado poderia ser feito, mas que o mais comum a ser feito seria a cremação. Ainda está tudo muito ainda desencontrado, muito vago", disse Rosângela Pavin Santos, mãe de Murilo, ao UOL.

Gostou? Compartilhe