Plantar

Bougainvillea no paisagismo: beleza, cor e resistência

Em 22 de Setembro de 2023 às 07:58
Foto de Ilham Abitama na Unsplash

Você deve conhecer essa planta por algum desses nomes: primavera, buganvília, roseta, flor de papel, ceboleiro, três-marias, pataguinha, enfim, são muitos nomes para essa planta nativa da América do Sul e muito frequente nas cidades brasileiras. E como hoje também marca o início da estação das flores, vamos falar dela, a Primavera!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mollie-moran-tNEQrgZ6U8Q-unsplash-1-768x1024.jpg

As diferentes espécies do gênero Bougainvillea podem ser árvores, arbustos ou trepadeiras. E independente da forma, apresentam caules longos, geralmente com presença de espinhos e com folhas verdes, macias e lisas. O que parece ser uma flor colorida é uma inflorescência e, essa parte recebe o nome de bráctea podendo ser encontrada em diversas cores como branco, laranja, violeta, vermelha, rosa. As flores são pequenas estruturas protegidas no interior das brácteas, geralmente em número de 3 encontradas lado a lado.

Ela tem um crescimento rápido e pode ser utilizada tanto na decoração interna quanto externa, com bastante espaço. Parte de como cuidar da primavera é saber que essa planta precisa de lugares com bastante sol. Independente do local que você escolher, é importante que a espécie receba bastante iluminação. Então, quanto mais luz, melhor as flores se desenvolverão.

O plantio deve seguir alguns detalhes para garantir que o desenvolvimento seja rápido e sem problemas. Escolha um local rico em nutrientes e boa drenagem. Opte por locais onde as raízes possam se desenvolver livremente. Cave um buraco profundo e use um fertilizante já nessa etapa. Essa é uma recomendação que faz toda a diferença no crescimento e na beleza das flores, apesar disso elas também se adaptam bem em vasos, embora prefira utilizar vasos maiores e profundos. As regas devem ser frequentes e controladas, prefira usar regadores e deixar o solo úmido, mas sem encharcar, esse é um ponto que exige um pouco mais de atenção durante a fase de crescimento e adaptação ao local.

Fotos: Unsplash

Gostou? Compartilhe