Coruripe e Botafogo-RJ se enfrentaram na noite desta terça-feira, 05, no Estádio Gérson Amaral, em Coruripe, pela Copa do Brasil 2016. O Glorioso venceu pelo placar de 1x0, gol do jovem atacante Luís Henrique. Com o resultado, a equipe carioca não eliminou o jogo de volta. Porém no histórico, o Hulk nunca passou da primeira fase do torneio, enquanto o alvinegro, que busca o título inédito, quebrou um jejum de seis anos sem vencer em estreias na competição. A Rádio Pajuçara FM 103,7 Maceió e o Portal TNH1 transmitiram o duelo.
LEIA TAMBÉM
O time alagoano não contou com o meia Aurélio, que está entregue ao Departamento Médico do clube. O treinador Jaelson Marcelino não relacionou o goleiro Roque Alan e o meia Giovanni para o confronto desta noite. O alviverde teve uma semana para se preparar para o jogo, a última vez que esteve em campo foi na vitória diante do Murici, na quarta-feira passada, pelo Campeonato Alagoano. O Coruripe faz a sua sexta participação na Copa do Brasil e espera surpreender o clube da “estrela solitária”.
Já o Glorioso não vencia em uma estreia desde 2009, quando derrotou o Dom Pedro-DF pelo placar de 2x0. Nesse período, a equipe acumulou três empates e três derrotas. Para o jogo desta noite, o técnico Ricardo Gomes resolveu poupar alguns titulares, como o goleiro Jefferson, o zagueiro Carli, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o meia Salgueiro. Mesmo assim, a expectativa do treinador era de que o time carioca conseguisse vencer por dois gols de diferença e eliminasse o jogo de volta. O Fogão vinha de um empate por 2x2, em Juiz de Fora, no clássico contra o Flamengo pelo Campeonato Carioca.
Veja o gol:
O jogo
Primeiro tempo
Nos primeiros minutos, o time carioca se mostrou mais incisivo em campo. Aos 3’, o meia Gervasio Nuñez aproveitou uma rápida jogada de ataque puxada por Neílton e obrigou o goleiro Gott a fazer uma bela defesa. No lance seguinte, após bola rebatida pela defesa, o atacante Neílton experimentou de fora de área e novamente o arqueiro do Hulk trabalhou na partida.
Aos 10’, a primeira chegada com perigo do alviverde praiano aconteceu em uma boa jogada do meia João Paulo, que driblou o defensor alvinegro e finalizou com categoria, fazendo o goleiro Helton Leite espalmar para escanteio. Aos 18’, os jogadores do Botafogo-RJ reclamaram de um pênalti não marcado encima do lateral-esquerdo Jean, em uma dividida com o zagueiro Thiago Papel.
A chuva começou a apertar no Estádio Gérson Amaral e o jogo começou a ficar morno na metade da primeira etapa. Aos 23’, o Hulk tentou assustar com Candinho, mas o atacante chutou sem perigo por cima da meta de Helton Leite. Aos 36", a bola foi desviada na pequena área após cobrança de escanteio e quase enganou o goleiro botafoguense, que estava esperto no lance. O árbitro Gilberto Rodrigues Castro Júnior encerrou o primeiro tempo sem fortes emoções nos momentos finais.
Segundo tempo
Após a chuva ter dado uma trégua no intervalo, as equipes retornaram para a segunda etapa conseguindo trocar mais passes no gramado. Aos 8", o argentino Gervasio Nuñez cobrou falta com perigo e obrigou Gott a espalmar para escanteio. Após a jogada, Nuñez novamente recebeu na entrada da área e de canhota chutou colocado, a bola desviou em Willames José e passou perto da trave, assustando a torcida do alviverde praiano. Já aos 10", o Hulk prontamente deu a resposta com Júnior Chicão, que cabeceou no canto esquerdo do goleiro alvinegro que observou a bola ir para fora.
Na metade do tempo final, o técnico Ricardo Gomes resolveu colocar o atacante Ribamar em campo para tentar um maior poder de ataque ao Glorioso. A jovem promessa alvinegra, que vem sendo titular no Campeonato Carioca, havia sido poupada e figurou entre os reservas na lista do treinador para o jogo. O jogo esfriou e os dois times não chegam com perigo ao gol. Aos 31’, Ivan lançou Júnior Chicão em profundidade, o camisa 9 invadiu a área sozinho e chutou forte por cima do gol de Helton Leite. O atacante do Hulk perdeu uma grande oportunidade.
Na parte final da segunda etapa, o alvinegro carioca abriu o placar da partida. Aos 38", o lateral-direito Diego cruzou e o jovem atacante Luís Henrique mostrou ter faro de gol e empurrou a bola para as redes do Hulk. Sem grandes destaques depois dos 40 minutos, a partida se encerrou com o Fogão quebrando um tabu de seis anos sem vencer em estreia na Copa do Brasil. O time alagoano pecou por não ter aproveitado bem suas oportunidades e acabou sendo derrotado pelo time da "Estrela Solitária" pelo placar de 1x0.
Ficha técnica:
Copa do Brasil 2016 – 1ª fase
Jogo: Coruripe 0x1 Botafogo-RJ
Gols: Botafogo (9-Luís Henrique aos 38 do 2T)
Local: Estádio Gérson Amaral, Coruripe/AL
Data: 05/04 (terça-feira)
Hora: 21h30
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (CBF/PE)
Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva (CBF/PE)
Assistente 2: Fabrício Leite Sales (CBF/PE)
4º Árbitro: José Ricardo Laranjeira (CBF/AL)
Coruripe
12-Gott
2-Renato
3-Thiago Papel
4-Willames José
6-Igor
5-Mazinho
7-Jair
8-João Paulo (22-Sadrak aos 41" do 2T)
10-Tiago Lima (20-Robert aos 43" do 2T)
11-Candinho (21-Ivan aos 17" do 2T)
9-Júnior Chicão
Técnico: Jaelson Marcelino
Banco Coruripe: 1-Ferreira, 13-Fernando Belém, 14-Thulio, 15-Samuel, 16-Roger, 17-Fabrício, 18-Erinho, 19-Alex, 20-Robert, 21-Ivan e 22-Sadrak.
Botafogo-RJ
1-Helton Leite
4-Luís Ricardo
2-Emerson Silva
3-Renan Fonseca
6-Jean (13-Diego aos 23" do 2T)
5-Fernandes
8-Bruno Silva
11-Gervasio Nuñez
10-Damián Lizio (19-Leandro aos 30" do 2T)
7-Neílton (18-Ribamar aos 23" do 2T)
9-Luís Henrique
Técnico: Ricardo Gomes
Banco Botafogo-RJ: 12-Saulo, 13-Diego, 14-Igor Rabello, 15-Diérson, 16-Octávio, 17-Gegê, 18-Ribamar e 19-Leandro.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS
+Lidas