O Botafogo deu um passo importante, na noite de terça-feira (26), na tentativa de obter seu primeiro título do Campeonato Brasileiro em quase 30 anos. A equipe carioca derrotou o Palmeiras por 3 a 1, no Allianz Parque, em São Paulo, e retomou a liderança da competição a duas rodadas do final.
LEIA TAMBÉM
A formação alvinegra agora tem 73 pontos, contra 70 da alviverde. E espera evitar a repetição do filme visto na temporada passada, quando esteve em primeiro lugar durante boa parte do certame, antes de cedê-lo ao próprio Palmeiras, na 34ª rodada.
O caminho parecia ser o mesmo em 2024, com a perda da ponta na 35ª rodada, mas o time de General Severiano reagiu na sequência. E voltou a ocupar o topo da tabela em um momento crucial.
O Botafogo terá pela frente, nas duas rodadas derradeiras, Internacional (fora) e São Paulo (em casa) -antes, no sábado (30), decidirá a Copa Libertadores contra o Atlético Mineiro, em Buenos Aires. Já o Palmeiras enfrentará o Cruzeiro (fora) e o Fluminense (em casa), na esperança de buscar seu terceiro título seguido no Brasileiro.
Na noite de terça, o jogo não fluiu da melhor maneira para os comandados de Abel Ferreira. Eles até começaram bem e tiveram duas chances, com Gustavo Gómez e Rony -o primeiro cabeceou livre, quase sem goleiro, e errou. Mas viram a noite azedar em escanteio do qual reclamaram muito, aparentemente com razão, pois a bola pareceu ter tocado por último em Gregore.
O próprio Gregore apareceu livre na área, após cobrança curta de Alex Telles e passe rasteiro de Almada. "Não era para eu estar ali. Achei que fosse outra jogada ensaiada. Mas fui feliz", reconheceu, sorrindo, o autor do gol que abriu caminho para a vitória alvinegra.
O lance mudou o jogo e deu confiança ao Botafogo, mas o Palmeiras teve ainda duas oportunidades claras no primeiro tempo. Rony, em sobra de lateral cobrado na área, acertou o poste. Marcos Rocha cabeceou bem após cruzamento de Estêvão e parou em ótima defesa de John.
A etapa final era tensa até Marcos Rocha ser expulso, aos 25 minutos, por agressão a Igor Jesus. Pouco depois, aos 28, John bateu tiro de meta, Igor Jesus ganhou de cabeça de Caio Paulista e Savarino saiu na cara de Weverton para matar a partida. Adryelson ainda ampliou de cabeça, aos 44, e Richard Ríos descontou nos acréscimos, em belo chute de fora da área.
LEIA MAIS
+Lidas