Bombeiros alagoanos são certificados como instrutores de cães de salvamento

Publicado em 25/10/2016, às 19h54

Por Redação

O curso de formação de cinotécnicos, como são chamados os profissionais especializados na técnica de adestramento de cães, certificou mais dois militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) como instrutores de cães de busca e salvamento. As instruções foram realizadas de 10 a 22 de outubro, em Pernambuco, abordando diversas técnicas para o emprego de cães no salvamento de vítimas.

Sargento Tertuliano Neto e soldado Cícero Daniel compõem o efetivo do Canil do CBMAL, localizado no bairro da Serraria, e junto com mais seis militares realizam treinamentos constantes com os cães Txuca e Scooby, cães de busca e salvamento do CBMAL, em busca da excelência. Para o soldado Cícero Daniel, o curso foi uma grande oportunidade para ampliar seus conhecimentos na área e de corrigir algumas técnicas, habilitando-o para melhor atender à sociedade.

Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o curso é referência no país, totalizando 142 horas/aula, com a abordagem de deslizamentos, busca rural, busca de restos mortais, além de instruções sobre BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), todos voltados ao emprego de cães treinados para o serviço de salvamento de pessoas. O curso formou trinta alunos de nove estados da federação e contou com a participação de treze cães, dentre eles, Txuca e Scooby, que também treinaram e auxiliaram nas instruções.

Segundo Major Roberto Wanderley, coordenador do serviço de cães do CBMAL, a certificação dos militares gera um serviço padronizado e eficiente. “Treinar um cão de busca é bastante trabalhoso e requer o conhecimento adequado para obtermos os melhores resultados. Praticar com cães de níveis variados e trocar experiências com militares de outras corporações traz mais eficiência e padronização para o desempenho da nossa missão”, ressaltou o oficial, que já realizou o referido curso em 2014, junto com o capitão Jorge Luiz, e nesta edição pode participar como instrutor.

Gostou? Compartilhe