O medo da gripe H1N1 tem sido combustível para a difusão de boatos nas redes sociais e no Whatsapp, provocando alvoroço entre pessoas que fazem, mas também entre quem não faz parte de qualquer grupo de risco para a doença.
LEIA TAMBÉM
Semana passada, depois que um estudante de uma escola de Maceió, no bairro da Gruta de Lourdes, foi hospitalizado com virose, pais de alunos passaram a compartilhar o “alerta” de que a criança estaria com suspeita de H1N1, fazendo com que outros estudantes parassem, temporariamente, de frequentar as aulas.
A informação ultrapassou os limites da escola, foi compartilhada em grupos do Whatsapp por toda Maceió e elevou o receio da população em ser contaminada com a doença. O fato, porém, não teria passado de especulação, segundo afirmou ao TNH1 a diretora da unidade de ensino, Vera Tenório.
“Na quinta-feira, quando chegaram algumas mães colocando que o menino estava em observação, dissemos que a pediatra nos comunicou que ele estava bem e estava apenas em observação”, disse.
A diretora afirmou que desde quarta-feira vinha comunicando os pais que o aluno não estava com a gripe, até que a instituição decidiu enviar um comunicado oficial. “Vivemos um clima que propicia a ansiedade. [A comunicação via redes sociais] é imediata e não tem análise da informação”, avalia a diretora, que revelou já ter orientado os pais a não usar somente o Whatsapp como meio de comunicação sobre assuntos da escola.
Prevenção
Com ou sem boato, a direção afirma que já toma medidas para evitar o contágio dos estudantes por viroses em geral. “Reforçamos essa questão da higienização, da alimentação saudável. Se uma criança está doente, já chamamos os pais para ir buscar. Hoje, acalmou. Não parece que teve o vulcão que vi semana passada”, comemora Vera.
Para pais de crianças menores de cinco anos, idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde e população indígena, todos integrantes dos grupos de risco para H1N1, a dica é manter hábitos de prevenção em dia. Veja o vídeo desta médica ensinando como prevenir a gripe.
LEIA MAIS
+Lidas