por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
A nova geração do BMW X4 acaba de desembarcar no Brasil e poderá ser vista de perto no estande do BMW Group no 30º Salão do Automóvel de São Paulo e, em breve, nas concessionárias autorizadas da marca no país.
Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o SAC (Sport Activity Coupé ou Cupê de Atividade Esportiva, em português) premium médio estreia no país, em duas versões de equipamentos: xDrive30i M Sport, com preço sugerido de R$ 334.950, e a topo de linha M40i, por a partir de R$ 421.950. Durante o evento, o veículo será oferecido por meio de campanha de pré-venda.
Assim como a primeira geração, lançada em 2014, o novo BMW X4 chega para quebrar paradigmas e inspirar o segmento no qual está inserido. Afinal, são mais de 200 mil unidades vendidas desde o seu surgimento.
E para provar que o novo BMW X4 desponta para estabelecer novas tendências, basta observar o seu design atlético, a sua performance impecável e suas tecnologias inovadoras, focadas principalmente em oferecer uma conectividade avançada e inteligente, além de um patamar elevado em assistência à condução, capaz de proporcionar um prazer de dirigir jamais explorado.
Design: contornos dinâmicos e proporções atléticas.
Logo ao primeiro contato visual, é possível perceber que há, na nova geração do BMW X4, uma ênfase maior à esportividade e ao design expressivo. Externamente, é evidente a combinação entre sofisticação e dinamismo, favorecida por superfícies limpas, linhas horizontalizadas e detalhes modernos de alta classe que se destacam nesta reinterpretação da estética inconfundível do X4, fazendo com que ele assuma o seu papel de autêntico atleta da família de utilitários BMW X.
O aumento de 81 milímetros no comprimento da carroceria, em relação ao modelo anterior, totalizando 4,752 metros; de 54 mm, na distância entre-eixos (2,864 m); e de 37 mm, na largura (1,918 m); asseguram ao novo BMW X4 proporções dinamicamente elegantes.
Na seção frontal do veículo, chama a atenção a ampla grade frontal, de aparência tridimensional e em forma de duplo rim, marca registrada da BMW; as novas máscaras dos faróis, bem como os novos faróis auxiliares. A linha de cintura elevada e nivelada às lanternas traseiras, e os vincos salientes das laterais, entre os arcos das rodas, criam superfícies tonificadas e claramente definidas.
A linha de teto, inspirada nos cupês clássicos da fabricante bávara, ostenta curvatura menos acentuada e mais harmoniosa nesta geração do SAC, proporcionando uma aparência mais equilibrada e atraente às laterais.
Os recortes horizontais também dominam a traseira do veículo, mas estão mais evidentes nas lanternas, assegurando uma aparência tridimensional favorecida ainda pela moldura escurecida, que sustenta as duas saídas de escapamento, e que confere um aspecto mais robusto à traseira. A presença de itens como para-choques diferenciados e saias laterais que integram o pacote M aerodinâmico, ressaltam o caráter esportivo do veículo.
A personalidade dinâmica e refinada do novo X4 também está presente em seu interior. Materiais de acabamento de primeira classe, qualidade de construção precisa e detalhes meticulosamente trabalhados demonstram o caráter premium do novo X4.
A configuração da cabine, focada no motorista, traz painel de instrumentos em posição mais baixa e assento do condutor levemente elevado criando um ambiente voltado para uma experiência ao volante extremamente confiante e segura.
Bancos esportivos redesenhados e dotados de apoios nas laterais realçam a sensação de esportividade. As superfícies do painel de instrumentos e dos painéis das portas fundem-se de forma suave e perfeita, enquanto os logotipos com a inscrição X gravados nas portas acentuam a percepção de refinamento interno.
Motorização
Os clientes do novo BMW X4 poderão escolher entre duas opções de motores, ambos movidos à gasolina. A versão xDrive30i M Sport traz sob o capô uma unidade de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de gerar 252cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 7cv mais potente que a geração anterior – e 350Nm de torque máximo (entre 1.450 e 4.800 rpm). Neste caso, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h.
A versão topo de linha M40i, por sua vez, é equipada com o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e 360cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54cv a mais que o antecessor –, e 500Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). No M40i, a velocidade máxima é de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em apenas 4,8 s, a partir da inércia.
Ambas as versões do SAC contam com transmissão automática esportiva de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates; e tração integral BMW xDrive.
A sensação de agilidade e conforto ao volante do novo BMW X4 é realçada graças à direção esportiva variável, com Servotronic, capaz de proporcionar uma direção mais direta e ágil com menor esforço de esterçamento; à suspensão esportiva M, dotada de amortecedores reguláveis; e ao Performance Control, dispositivo responsável por comandar as rodas individualmente, possibilitando melhorar a dinâmica de condução do veículo.
AUTOR(A)
Edson MouraLEIA MAIS
+Lidas