O metalúrgico aposentado Claudevan Melo, de 80 anos, lança neste sábado (13), em Maceió, a biografia “Sadi Cabral – Uma vida à arte de representar”, em evento a partir das 14 horas, na Escola Técnica da Artes da Universidade Federal de Alagoas, na Praça Sinimbu, com entrada franca.
LEIA TAMBÉM
A programação de lançamento do livro em Maceió, que já foi lançado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, inclui exposição sobre Sadi Cabral e recital com a cantora Leureny Barbosa e a pianista Selma Britto.
Ator, diretor, produtor de teatro, compositor, tradutor e poliglota, o alagoano Sadi Cabral nasceu em Maceió, em 1926, e faleceu em São Paulo, em 1986, e atuou em filmes como os “Sete Gatinhos”, “Perdoa-me por Me Traíres” e, nas telenovelas, destacou-se em clássicos como o “Velho, o Menino e o Burro” e “Roda de Fogo”.
Além de ter convivido com o ator alagoano, Claudevan Melo realizou cinco anos de pesquisas e consultou dezenas de livros, revistas, filmes e acervos musicais, além de visitas a institutos e a arquivos públicos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“Quando eu tive contato, lá em 1976, com grandes musicólogos, colecionadores, certo dia eu vi um disco de um intérprete chamado Carlos Galhardo, o Pai da Valsa, que continha Sadi Cabral. Eu já tinha lido sobre Sadi, sobre novelas. Passei a me interessar e, de lá para cá, fui juntando tudo, recorte de jornais, revistas, colecionei filmes, tudo sobre ele”, cita o escritor.
“Geralmente, os mais velhos o conhecem já idoso, nas novelas da Globo, mas, ele começou no mundo artístico em 1923 e em telenovelas pela Tupi em 1951. Então, é de vital importância resgatar esse conhecimento”, explica Claudevan.
LEIA MAIS
+Lidas