Com um acervo de aproximadamente 2,5 mil títulos, a biblioteca da Procuradoria Geral do Estado está bem perto de passar por uma grande revolução. Ela em breve estará integrada ao sistema de gestão Biblivre, que admite que todo o material seja selecionado, separado por áreas do conhecimento, classificado, catalogado e indexado aos assuntos da ferramenta digital, permitindo a pesquisa de forma gratuita. Isso sem contar, a mudança no empréstimo de livros e no cadastro de usuários – o que vai permitir a comunicação em rede com acervos das mais diferentes bibliotecas no mundo todo.
LEIA TAMBÉM
Segundo o procurador de Estado Luís Vale, coordenador do Centro de Estudos da PGE, o software Biblivre chega para somar, pois possibilita o cadastro de todo o acervo e usuários da biblioteca, otimizando a gestão do espaço e dos títulos.
“A modernização é uma das nossas metas. Muitos procuradores e servidores consultam nossas obras em busca de fontes bibliográficas para melhor desenvolvimento do trabalho, no âmbito da Procuradoria. Sem dúvida, o software facilitará o uso e o controle do nosso acervo”, explicou o coordenador.
Para a oficial de apoio técnico Alba Viana, que administra há mais de 20 anos o acervo da PGE, este passo inicia um novo e importante momento, com a saída de cena das fichas de papel para empréstimo de livros e a chegada do cadastro eletrônico, que entre outras coisas, possibilitará uma melhor avaliação de quem está com cada obra e por quanto tempo.
“Este novo sistema proporcionará mais autonomia aos que precisam utilizar o espaço ou retirar livros para consulta e estudos”, analisou. A iniciativa recebeu toda orientação de Vladimir Serra da Assessoria de Informação e Informática da PGE.
Como surgiu
A primeira versão de gestão do Biblivre existe desde 2006, criado aqui mesmo no Brasil através do fomento da Sociedade Anônima Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin). Atualmente, o software gere acervos nos mais distintos formatos e tamanhos de bibliotecas espalhadas por todo o mundo.
O programa é fornecido gratuitamente, e está na versão 4.0, que possui novidades, como um módulo digital para a leitura e a impressão de livros de domínio público. No módulo, estão catalogados milhares de obras sobre diversos assuntos, e a nova versão conta ainda com uma capacidade de armazenamento muito maior do que a anterior.
LEIA MAIS
+Lidas