O que parecia ser apenas mais um parto na Fazenda São Cipriano, em Fleixeiras, Zona da Mata de Alagoas, se transformou em espanto e curiosidade quando uma vaca deu à luz um bezerro de cinco patas, sendo uma delas nas costas.
LEIA TAMBÉM
O caso aconteceu na semana passada e chamou a atenção do médico veterinário Léo Pinto, responsável por cuidar da saúde dos animais da propriedade.
“É um caso que podemos dizer que é raro. Já vimos casos de má formação reprodutiva, quando o bezerro nasce nem ânus, sem vulva, com má formação na orelha, por exemplo, mas com um membro formado, inclusive com o casco, é a primeira vez”, diz o veterinário, em entrevista por telefone à reportagem do TNH1.
De acordo com ele, a causa ainda é desconhecida. A primeira suspeita era de consaguinidade (quando há laços de sangue) mas foi descartada ao ser constatado que o touro reprodutor não tinha outros filhos na propriedade.
“Nós vamos fazer um exame de sorologia para pesquisarmos algumas doenças e só então vamos decidir o que fazer”, explica Léo Pinto, ao considerar a possibilidade de amputação do quinto membro.
“Só decidiremos por amputar o membro quando tivermos a certeza de que não trará consequências para o bezerro”, disse o veterinário.
Enquanto isso, o bezerro, que ainda não tem nome, está sadio e se alimentando bem.
Um vídeo gravado no pasto da fazenda mostra que a mãe dele é que parece não estar muito feliz com o “sucesso” da cria. A vaca se mostrou arredia com a tentativa do veterinário de filmar o bezerro. Assista:
+Lidas