Beneficiários do CadÚnico de Maceió fizeram um protesto, na manhã deste sábado, 23, pela falta de atendimento no mutirão disponibilizado pela Prefeitura da capital alagoana para atualização dos dados cadastrais. O ato, que aconteceu em frente à sede do CadÚnico, no bairro da Serraria, interditou o trânsito na Avenida Menino Marcelo.
Alguns beneficiários relataram ao TNH1 que foram distribuídas poucas senhas para atendimento e a maioria da população não conseguiu atualizar os dados.
"Eles distribuiriam poucas senhas e fecharam a sede do CadÚnico logo após elas acabarem. A maioria das pessoas ficaram sem atendimento. A Prefeitura marcou para hoje a atualização dos dados, porém esqueceram de distribuir as senhas ou não quiseram nos atender", disse uma beneficiária, que não quis se identificar.
Imagens encaminhadas à reportagem do TNH1 mostram centenas de pessoas esperando pelo atendimento. Veja:
A realização do mutirão para atualização dos dados do Cadastro Único foi divulgada pela Secretaria de Assistência Social de Maceió nessa última quinta-feira, 21. Segundo o coordenador da CadÚnico de Maceió, Diogo Santos, as pessoas que atualizaram o Cadastro Único pela última vez entre 2015 e 2018 devem atualizar o cadastro para não terem o bloqueio do Auxílio Brasil ou de qualquer outro benefício.
Uma equipe do Gerenciamento de Crise da Polícia Militar esteve no local para coordenar as negociações com os manifestantes e controlar o trânsito na região.
Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que todas as pessoas que estiveram na sede do CadÚnico neste sábado, 23, receberam fichas e serão atendidas ao longo da semana. Veja a nota:
"A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que todas as pessoas que estiveram na sede do CadÚnico neste sábado receberam fichas e serão atendidas ao longo da semana no local.
O atendimento no CadÚnico vai ser ampliado de 120 para 300 por dia, contemplando as pessoas já agendadas e as deste sábado.
A Semas reforça que não precisa correria, já que o prazo para atualizar os dados foi prorrogado pelo Governo Federal por 90 dias, até outubro, e com isso o Município de Maceió vai promover uma força-tarefa para atender a toda a demanda reprimida do CadÚnico".
LEIA MAIS
+Lidas