Beneficiários do Bolsa Família denunciam 'golpe na madrugada' e dinheiro some das contas

Publicado em 23/08/2024, às 11h06
Vítimas estiveram na Central de Flagrantes para registrar boletins de ocorrência | Foto: Hélio Góes / Pajuçara FM
Vítimas estiveram na Central de Flagrantes para registrar boletins de ocorrência | Foto: Hélio Góes / Pajuçara FM

Por Eberth Lins

Ao menos 60 beneficiários do Bolsa Família, em Maceió, procuraram a polícia para denunciar que foram vítimas de um golpe e que o valor referente ao benefício pago pelo Governo Federal foi transferido indevidamente das contas. Nesta sexta-feira (23), a recepção da Central de Flagrantes, situada no Tabuleiro do Martins, ficou lotada por usuários que denunciaram o desaparecimento do dinheiro.

As vítimas são usuárias da conta digital Caixa Tem e disseram ter constatado que o valor do benefício foi surrupiado durante a madrugada. "Recebi o auxílio e quando abri o aplicativo para fazer a transferência e pegar o dinheiro na boca do caixa já não tinha mais dinheiro. Olhei às 5h44 da manhã e só tinha 12 reais, levaram R$ 698,19", contou uma vítima identificada como Ana Clara.

Enquanto esteve na Central de Flagrantes, a reportagem da Rádio Pajuçara FM contou mais de 10 vítimas para registrar Boletins de Ocorrência. "Quando entrei no Caixa Tem para transferir e coloquei meu Pix estava o nome de outra pessoa", disse uma beneficiária identificada como Amanda. Ela denunciou que o dinheiro foi transferido de forma irregular para uma conta de um titular que ela desconhece.

Todas as vítimas são consideradas de baixa renda, uma vez que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. "Levaram o dinheiro da feira da minha filha, dinheiro do aluguel e agora estou com as mãos atadas. O banco é para guardar dinheiro e a gente é roubado na madrugada", lamentou outra beneficiária.

O Bolsa Família é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem direito ao benefício famílias em que a renda de cada pessoa seja de, no máximo, R$ 218 por mês. 

O TNH1 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo aplicativo de contas digitais Caixa Tem, que informou estar acompanhando o caso. A reportagem questionou se há alguma orientação para as vítimas. Em resposta, o banco informou que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.

A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes e as informações de suspeitas de fraudes e golpes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação. O banco ressalta ainda que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. 

Confira algumas orientações: 

  1. A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. 
  2. Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.
  3. O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
  4. Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”. 
  5. Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário. 
  6. Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
  7. A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
  8. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.
  9. A CAIXA não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.  Mais informações e orientações de segurança estão disponíveis no portal www.caixa.gov.br/seguranca.  


Gostou? Compartilhe