Algumas tarefas do dia a dia fazemos tão automaticamente que nem percebemos que podem representar um risco. Foi o que aconteceu com a britânica Danielle Beardsley, de Corby (Inglaterra). Seu filho, um bebê de apenas 5 meses, quase perdeu os dedinhos do pé por um detalhe que todo mundo ignora na hora de lavar roupas.
LEIA TAMBÉM
O problema? Um simples fio solto dentro da peça enrolou nos dedos do bebê e "cortou" a circulação de sangue. "Fiquei muito assustada. Quando tirei a roupa do Elliot e vi seus dedos avermelhados e apertados pelos fios de cabelo, entrei em pânico", contou a mãe, ao jornal The Sun.
Na hora de lavar na máquina, um fiozinho solto do tecido do pijama se embolou com outros fios e cabelos que estavam nas roupas. Quando a mãe vestiu o bebê, esse embolado ficou preso nos dedinhos do pé dele. Aí, toda vez que o bebê mexia, o negócio ia apertando sem ninguém perceber.
É o que os médicos chamam de "torniquete capilar" – quando fios ou cabelos apertam um membro, cortando a circulação. Se Danielle não tivesse notado a tempo, o acidente poderia ter tido consequências graves. "Ele poderia ter perdido dois ou três dedinhos", comentou.
Agora, Danielle quer conscientizar outras famílias sobre esse risco. “Nunca tinha ouvido falar sobre isso. Agora, eu sempre checo a roupa antes de colocar nos meus filhos e lavo tudo do avesso, para evitar que acumule esses fios embolados", disse.
Como evitar o torniquete capilar em bebês
Parece um detalhe, mas essa preocupação pode poupar seu filho de problemas. "Com esses torniquetes, especialmente em bebês, a situação pode ficar grave muito rápido. Não é questão de horas, mas de minutos", alerta Danielle.
A seguir, veja dicas de como evitar torniquete capilar em bebês:
+Lidas