Uma bebê de apenas dois meses morreu após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, em Arapiraca, Agreste do estado, nessa quinta-feira (12).
A criança se chamava Wedia Laura Delfino da Silva Nascimento e era gêmea. A menina se engasgou enquanto estava se alimentando, quando foi socorrida à UPA, mas não resistiu.
O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável pela administração da UPA, e foi informado que a bebê Wedia Laura deu entrada na UPA já em parada cardiorrespiratória.
"A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca esclarece que adotou todos os procedimentos preconizados para salvar a vida da paciente W.L.F.S.N., de 2 meses. Entretanto, devido à gravidade do seu quadro clínico, decorrente de um engasgo, ela não resistiu e evoluiu para óbito", diz a Sesau.
Segundo a Sesau, imediatamente após chegar à UPA Arapiraca, a criança foi encaminhada à Área Vermelha, onde foi iniciado o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar pela equipe multidisciplinar, conforme é preconizado nestes casos.
"Também foram administradas 10 ampolas de adrenalina, mas, infelizmente, após 38 minutos de assistência especializada, a paciente entrou em óbito", declarou a Sesau.
O prontuário médico com a morte da bebê foi declarado às 11h54 dessa quinta-feira (12).
Orientações para situações semelhantes
Casos de engasgos nos primeiros três anos de vida são comuns e listados como uma das principais causas de mortalidade infantil. Veja, abaixo, as dicas de especialistas de como agir nessas situações:
- Se um bebê estiver engasgado, é importante agir rapidamente e manter a calma:
Chame o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu ) pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193; - Coloque o bebê de bruços no seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas.
Vire o bebê de barriga para cima no seu braço e faça mais cinco compressões sobre o esterno; - Tente ver se consegue retirar o objeto da boca com delicadeza. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada de ajuda médica;
- É importante não chacoalhar o bebê, bater nas costas, virar de ponta cabeça ou tentar tirar o objeto da boca se não estiver vendo. A tosse é a melhor forma de expelir o objeto e indica que a criança está respirando;
- É preciso procurar ajuda médica imediatamente se o engasgo resultar em: dificuldade respiratória, respiração ruidosa e mudança de cor nos lábios ou na pele.