Bebê de 5 meses engasga e é salvo pelo Samu após família pedir ajuda; vídeo

Publicado em 04/02/2022, às 10h43
Bebê engasga e é salvo pela equipe do Samu | Reprodução
Bebê engasga e é salvo pela equipe do Samu | Reprodução

Por Thayla Paiva* com TV Pajuçara

Mais uma família alagoana com bebê em casa viveu o desespero de presenciar o engasgo do menino e não saber o que fazer para socorrê-lo. Desta vez, a vítima foi o pequeno Noah Emanuel, de apenas cinco meses. Porém, os momentos de apreensão acabaram com um final feliz, pois a família procurou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a criança foi salva após receber atendimento médico. A ação foi registrada pela equipe do programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara (Assista ao resgate no fim da matéria).

Na última semana, o menino Benjamin, de oito meses, foi salvo por um policial militar de folga após engasgar no Conjunto Salvador Lyra. O sargento foi chamado pelos vizinhos que estavam desesperados com o estado de saúde da criança. O caso ganhou repercussão, pois foi filmado por uma câmera de videomonitoramento. 

Ontem, Noah estava sob os cuidados da avó e da babá, minutos antes do engasgo. Ele teria comido frutinhas amassadas, como de costume, mas ao adormecer, a babá notou que o bebê começou a vomitar e depois apresentou falta de ar. De imediato, a família colocou o menino no carro e seguiu à procura de um hospital mais próximo. Neste momento, o veículo passou em frente à sede do Samu e os familiares resolveram parar para pedir ajuda. 

A criança foi colocada dentro de uma ambulância pelos médicos socorristas, e em questão de minutos, as vias aéreas foram desobstruídas, fazendo com que ele conseguisse respirar novamente. Logo depois, o bebê foi levado para a Santa Casa de Maceió para ficar em observação. 

Veja a reportagem:

Bebê engasgou? Saiba como agir

O programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, convidou, há dois dias, um bombeiro militar para explicar para a população como se deve agir em casos como esses.

O soldado Breno Vinícius alertou que a informação salva vidas e toda a sociedade precisa ter ao menos uma noção básica de como agir em casos como esse.

“O engasgo é algo normal, quando a gente se engasga geralmente a gente tosse, mas quando acontece com um bebê a tosse é quase imperceptível e o bebê não consegue desengasgar sozinho, ele vai ficando roxo e sem ar, quando acontecer isso as pessoas tem que ligar imediatamente para 190”, disse.

*Estagiária sob supervisão

Gostou? Compartilhe