Invadir, defender e conquistar. Poderia facilmente ser uma partida de RPG (Jogo de Interpretação de Personagem), categoria de game popular entre jovens na internet. Mas não. Isso aqui é futebol! CRB e Náutico travam, neste sábado (5), às 16h30 (horário de Alagoas), no Rei Pelé, a batalha mais importante da 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O portal TNH1 e a Rádio Pajuçara FM Maceió 103,7 acompanham a partida.
LEIA TAMBÉM
Os donos da casa ocupam a oitava colocação e têm 49 pontos na tabela. Os visitantes viram o Bahia vencer o Vila Nova na sexta (4) e saíram do G-4, ficando na quinta posição, com 54 pontos. O confronto é direto e põe frente a frente os alvirrubros nordestinos na Segundona.
Arbitragem
Alinor Silva da Paixão (CBF 1) apita o duelo entre Galo e Timbu no Trapichão. Ele será auxiliado por Jackson Timoteo Lopes (CBF 2) e Marcelo Grando (CBF 2). O trio é do Mato Grosso. O sergipano Claudionor dos Santos Junior (CBF 2) será o quarto árbitro.
Invasões
Forças tradicionais do Nordeste Brasileiro, CRB e Náutico têm massas que assustam qualquer um. A 15ª rodada da Série B reservou um momento espetacular: invasão alagoana à Arena Pernambuco, palco de Copa do Mundo e também da vitória do Galo por 3 a 1 sobre os recifenses. Mais de mil regatianos incentivaram o CRB no dia 9 de julho em São Lourenço da Mata. A situação agora é inversa. Cerca de dois mil torcedores do Timbu devem marcar território no Rei Pelé e disputar no grito e no campo uma das vagas para a elite do futebol nacional.
Galo de briga
O técnico Mazola Jr. driblou as perguntas pertinentes em entrevista coletiva na quinta (3). O comandante regatiano adotou o discurso populista: esqueçam os erros, apoiem que a hora é agora. Sem brechas para esclarecer a atuação apática e irreconhecível na última rodada, na derrota para o Goiás no Serra Dourada, o treinador do Regatas, assim como fez antes do jogo contra o Joinville, convocou a massa e cravou mais uma vez: se vencer o Náutico, o CRB sobe de divisão.
Com palavras não se brinca. A promessa está registrada. Mazola tem duas opções táticas: 4-3-2-1 ou 4-2-3-1. Repetir a dobra de laterais na esquerda ou abrir o esquema e ir pra cima do adversário. O técnico tem apenas os extremos ofensivos em aberto. Luidy e Róger Gaúcho disputam vaga na meia-direita, enquanto Pery e Wellington Jr. são opções para a esquerda. Caso opte por Pery, Mazola deve recuar o lateral e formar uma linha de três ao lado dos volantes Glaydson Almeida e Matheus Galdezani. Se Wellington Jr. for escolhido, a tendência é que o atleta jogue mais aberto, formando a trinca no meio-ofensivo.
Times
CRB: Olívio (suspenso pelo STJD) e Geandro (lesionado) são as baixas do Regatas. Mazola esconde a escalação e só divulga momentos antes do jogo. Ele já avisou que pode armar o Galo com Neto Baiano e Zé Carlos juntos, mas provavelmente em casa de placar inesperado no Rei Pelé. O treinador regatiano deve mandar a campo Júlio César; Marcos Martins, Adalberto, Gabriel e Diego; Glaydson Almeida, Matheus Galdezani, Pery (Wellington Jr), Gérson Magrão e Luidy (Róger Gaúcho); Zé Carlos.
Náutico: Givanildo Oliveira é figura tarimbada e folclórica do futebol brasileiro. Os mais de 30 anos de experiência no esporte credenciam a fala do veterano, que afirma não lembrar de jogar uma Série B tão disputada como esta.
Natural do Pará, o jovem Rony é o destaque dos pernambucanos. O atacante assinou 10 gols na Segundona - um a menos que Zé Carlos, do CRB - e é a principal arma do Náutico. Concentrado na partida, o Timbu chegou a Maceió na quinta-feira e está praticamente confirmado com Julio Cesar; Joazi, Rafael Pereira, Igor Rabello e Mateus Müller; João Ananias, Negretti, Marco Antônio e Vinícius; Rony e Tiago Adan.
LEIA MAIS
+Lidas