A barragem do distrito de Quati, em Pedro Alexandre, município baiano na divisa com Sergipe, sofreu um rompimento no final da manhã desta quinta-feira (11).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a prefeitura local, o temporal que cai na região ajudou a comprometer a estrutura da barragem, que faz a contenção da água do Rio do Peixe, e uma parte da estrutura rompeu, fazendo com que uma grande quantidade de água invadisse o povoado de Quati, atingindo inclusive o município vizinho de Coronel João Sá.
Como o rompimento não foi total, moradores de Coronel João Sá, que estão numa área mais vulnerável às águas, estão sendo retirados de casa. A situação afeta vários serviços na região, e as escolas fecharam.
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), ainda no início da manhã foi recebido um alerta de risco do rompimento da barragem.
O órgão informou que a situação foi confirmada por volta de 11h20min, quando receberam a informação do rompimento da estrutura da barragem.
Até agora, duas de suas equipes foram enviadas ao local e o Corpo de Bombeiros já foi acionado.
A Sudec também credita o rompimento às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
"As Defesas Civis de Pedro Alexandre e Coronel João Sá agiram em conjunto para retirar as famílias das casas. A água invadiu algumas residências, mas não houve destruição nem vítimas. Estão todos em local seguro", afirmou a assessoria do órgão.
LEIA MAIS
+Lidas