Contextualizando

“Barraco nas altas rodas do TJPE: desembargador aposentado chama filho, que é juiz, de ladrão e ditador”

Em 5 de Agosto de 2023 às 14:02

Texto de Ricardo Antunes:

“Um escândalo atingiu as altas rodas do Judiciário pernambucano. Uma sessão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) virou um barraco sem precedentes entre o desembargador aposentado Sílvio Beltrão e o próprio filho dele, o juiz Sílvio Romero Beltrão, que atua hoje como desembargador substituto.

Revoltado por ter que viver há dois anos sob uma interdição judicial, a pedido do filho, o desembargador aposentado, que está em regime de curatela, negou estar sem condições de gerenciar a sua vida e o seu patrimônio, como alegam os familiares. Ele xingou o filho de ladrão, disparou para todos os lados e jogou uma “bomba” para seus antigos colegas de Justiça desarmarem.

Sílvio Beltrão quer o julgamento de um recurso contra a interdição judicial. Na sessão, ele atacou advogados contratados pelos familiares e o próprio filho, a quem chamou de “desonesto” e “ditador”. Também acusou o juiz de desvio milionário de dinheiro.

Tudo isso foi registrado em vídeo, mostrando um grande constrangimento em quem participou do encontro ou quem viu pela internet.

Antes, é preciso explicar que o juiz Sílvio Romero Beltrão, filho do desembargador aposentado, entrou com uma ação e conseguiu uma liminar para interditar judicialmente o próprio pai. Uma das alegações é de que estaria senil e teria o mal de Alzheimer.

Por isso, estaria sem condições de ter o domínio da própria vida, dos próprios atos e até de cuidar do dinheiro e do patrimônio familiar. Desde então, filho passou a atuar como curador do desembargador aposentado, uma vez que a Justiça entendeu que havia essa incapacidade de tomar decisões.

Os três filhos citados na curatela de Silvio Beltrão são filhos do primeiro casamento dele com Sônia Cahu Beltrão: Silvio Romero, Taciana e Rodrigo, que também é advogado e desembargador do TRE. Taciana é jurista e mora na França.

O desembargador aposentado também foi casado coma defensora pública Vitória Tereza, de quem se separou há dois anos. Agora, ele está casado com Edna Beltrão. Esse novo matrimônio é o pivô de toda a confusão…

Depois de toda a confusão provocada pelas declarações bombásticas do desembargador aposentado, o presidente da 5ª Câmara Cível acatou o pedido para colocar o caso em segredo de justiça. Além disso, o recurso impetrado por Sílvio Beltrão não foi a julgamento no colegiado.

Ainda na sessão de quarta, o desembargador Itabira de Brito alegou que era colega de Sílvio Beltrão e disse que, por isso, não poderia participar da sessão. Assim, o caso seguiu sem alterações e o processo ainda vai ter que ser analisado, bem como seus agravos e recursos.

Aguardaremos cenas dos próximos capítulos. Quem sabe com mais emoção e muita pimenta?”

Gostou? Compartilhe