Se você entrou na internet nas últimas semanas deve ter se deparado com os novos fenômenos do momento: Barbie e Oppenheimer. Apelidado carinhosamente de Barbenheimer, dois dos filmes mais aguardados de 2023 estreiam em todo o mundo nesta quinta-feira, 20, e prometem levar uma multidão aos cinemas, nesta disputa pelo 1º lugar nas bilheterias que deve formar um dos maiores eventos cinematográficos dos últimos anos.
LEIA TAMBÉM
E você deve estar se perguntando como surgiu a disputa e o porquê desse alvoroço todo. Bom, a "guerra" de Barbenheimer surgiu em 2022, quando a Warner Bros. Discovery anunciou a data de lançamento do live-action da boneca mais famosa do planeta. A escolha, no entanto, se deu pelo dia 20 de julho - a mesma data reservada pela Universal para o lançamento de Oppenheimer, novo longa do cineasta Christopher Nolan. Curiosamente, o novo filme do realizador de Interestelar marca a sua estreia no novo estúdio após ter encerrado a parceria de mais de duas décadas com a Warner por discordâncias quanto aos lançamentos dos seus filmes - que estavam, na época da pandemia, sendo jogados direto no streaming.
E as semelhanças entre os filmes se limita a data. De um lado, um mundo cor de rosa que traz à vida uma das personagens presentes nas vidas das crianças das mais diversas gerações. Desde que foi lançada em sua forma original em 1959, Barbie é uma das marcas mais poderosas do planeta, vendendo aos milhões, e é difícil ter alguém que nunca ouviu falar no brinquedo. Mas se você achou que a nova produção estrelada por Margot Robbie iria ‘jogar no fácil’ e apresentar um filme que fosse somente comercial, não é bem assim.
(Crédito: Warner Bros.)
A começar pela escolha da diretora. Greta Gerwig, indicada ao Oscar por Lady Bird, comanda o novo filme, que promete entregar uma aventura de amadurecimento a qual coloca em cheque a ingenuidade e a perfeição da Barbielândia – o mundo mágico onde moram todas as Barbies e os Kens – com os problemas do mundo real, onde Barbie e o Ken (Ryan Gosling) vão parar após começar a “dar defeito”.
Aclamado pela crítica, sendo cotado até ao próximo Oscar, Barbie está com 88% de aprovação dos críticos até o momento desta reportagem. O filme recebeu classificação indicativa de 12 anos e está em cartaz no Arapiraca Garden Shopping, Arte Pajuçara, Centerplex (Shopping Pátio Maceió), CinePremium (Shopping Farol), Cinesystem (Parque Shopping), Grupo Cine (Shopping da Vila - Delmiro Gouveia) e Kinoplex (Maceió Shopping). Assista, abaixo, ao trailer.
Já do outro lado, Oppenheimer é uma cinebiografia científica do renomado físico norte-americano que liderou o Projeto Manhattan - plano dos Estados Unidos de criar a primeira bomba atômica do mundo, durante a Segunda Guerra Mundial, que ficou marcada na história da humanidade.
Assinado por Nolan, um cineasta de grife adorado por Hollywood e que dota de um público cativo nas salas de cinema, o filme é vendido como uma grande experiência impactante, principalmente por ter a reprodução do momento de teste da bomba realizado com efeitos práticos. Mas não é só no impacto e na direção que Oppenheimer é ancorado. O longa conta com um elenco de peso, liderado por Cillian Murphy (Peaky Blinders), e completado por Emilt Blunt (Um Lugar Silencioso), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Matt Damon (Ford Vs Ferrari) e Florence Pugh (Viúva Negra).
(Crédito: Universal Pictures)
Oppenheimer está com 92% de aprovação da crítica (até o momento desta reportagem). O filme recebeu classificação indicativa de 16 anos e está em cartaz no Arapiraca Garden Shopping, Arte Pajuçara, Centerplex (Shopping Pátio Maceió), Cinesystem (Parque Shopping) e Kinoplex (Maceió Shopping). Assista, abaixo, o trailer.
Confira, abaixo, as sinopses oficiais e os trailers dos outros 9 filmes que estão sendo exibidos.
ELEMENTOS
EU, LEONARDO DA VINCI
INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO
O PORTAL SECRETO
OS AVENTUREIROS - A ORIGEM
PERDIDA
SOBRENATURAL: A PORTA VERMELHA
THE FLASH
TINTORETTO - UM REBELDE EM VENEZA
UMA VIDA SEM ELE
*Estagiário sob supervisão.
+Lidas