por Lis Nunes
LEIA TAMBÉM
Ele é uma das ações mais eficazes e práticas para ativação da vitamina D. Totalmente gratuito, o banho de sol faz parte da rotina de um recém-nascido desde que ele chega ao mundo. E com Otto não foi diferente!
Hoje resolvi trazer como #tbt um dos momentos preciosos dos primeiros dias com nosso menino. Assim que saímos do hospital, no dia seguinte ao nascimento dele, que as rotinas do banho de sol ás 6h da manhã ou às 16h30 faziam parte da nossa rotina diária. E isso seguiu até o sexto mês de vida.
Todas as orientações para estes momentos nós tivemos ainda na consulta pediátrica gestacional (sim, grávida precisa ir a uma consulta antes mesmo da chegada do bebê – mas isso é tema para um próximo post), e o complemento dos detalhes nos foi dado ainda no hospital e reforçado na primeira consulta já com Otto, ainda no 7º dia de vida.
E o banho de sol vai muito além da vitamida D, viu?! Os benefícios são inúmeros: aumenta a absorção de fósforo e cálcio, diminui a predisposição a desenvolver depressão, auxilia no crescimento saudável dos ossos e dentes, previne o raquitismo e retardo no crescimento e deformidades ósseas, diminui a bilirrubina, substância que provoca icterícia, aumenta a imunidade, reduz a incidência de doenças cardiovasculares, dentre outros.
Mas há alguns cuidados especiais para este momento também, e que segui à risca com Otto. Não deixava ele exposto ao sol mais que 10 minutos, sempre procurava deixá-lo só de fraldinha, para que ele tomasse sol por todo o corpo, virava ele a cada 5 minutos (5 minutors tomando sol de frente e 5 minutos de costa), procurava escolher horários que o sol estivesse ainda frio, para não correr o risco de queimar.
Mas fica o alerta! Toda orientação para os cuidados com o bebê devem vir do pediatra que o acompanha. E cada um tem uma conduta e forma de lidar. Essa foi a minha experiência e estou aqui dividindo com vocês.
Espero que gostem 🙂
Beijos carinhosos e até mais!
LEIA MAIS
+Lidas