O horário de verão começou à meia-noite desse domingo (16), nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Alagoas e nos outros estados em que não se adota o horário de verão às mudanças afetarão os horários dos atendimentos dos bancos, aeroportos, correios, entre outros serviços.
Bancos
LEIA TAMBÉM
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a partir dessa segunda-feira (17), as agências bancárias e lotéricas do estado devem antecipar em uma hora o horário de funcionamento. Em vez de iniciar os serviços às 10h, os bancos vão abrir às 9h e encerrar o expediente às 15h. As transações bancárias eletrônicas são encerradas uma hora mais cedo.
Aeroportos
Segundo informações da Infraero, os aeroportos nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país vão funcionar de acordo com a programação do horário de verão. Porém, os estados das regiões Norte e Nordeste, não entram no regime. É preciso ficar atento para o local do voo, pois o horário de partida e chegada é sempre o do local.
Concursos e Enem
Candidatos inscritos em concursos públicos federais também devem ficar atentos e seguir o horário brasileiro de verão. Os inscritos no Enem devem lembrar que o exame começa uma hora mais cedo em relação ao horário que aparece no cartão. O horário de abertura e fechamento dos portões nos locais de prova também serão de acordo com o horário de Brasília, uma hora mais cedo que o horário local.
As televisões também sofrerão alterações nos horários de suas programações, devendo o telespectador ficar atento.
Economia de energia no país
Pelas estimativas do governo federal, com o horário de verão, será possível economizar R$ 147,5 milhões, valor referente ao custo que será evitado com o acionamento de usinas térmicas para complementar a geração de energia.
O horário de verão vai até 19 de fevereiro do ano que vem.
LEIA MAIS
+Lidas