Às vésperas do fim de semana, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dispõe de apenas 92 bolsas de sangue em seu estoque, o que é considerado preocupante, pois não atende a quantidade mínima de 300 unidades diárias.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a assistente social do Hemoal, Natasha Souza, quando o banco fica com seu estoque comprometido, aumenta o risco de pacientes que possam vir a necessitar de sangue durante o fim de semana, principalmente aos que receberem atendimento no Hospital Geral do Estado (HGE). “As doações caíram drasticamente. Por isso, voltamos a apelar à solidariedade dos alagoanos, para que estabilizemos o estoque de sangue e não falte para quem precisar”, salientou a assistente social.
Ela ressalta que, para se candidatar à doação de sangue, é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.
Postos de Doação
Os voluntários também podem se dirigir aos postos fixos do Hemoal. Além da unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, as doações podem ser realizadas na unidade Farol, no Hospital do Açúcar.
A unidade Farol atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e a do Trapiche, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
LEIA MAIS
+Lidas