Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que visitaram o Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no Litoral Sul do estado, foram surpreendidos com um show de canto de oito baleias-jubarte, que apareceram nas águas quentes do estado nesse último sábado (16).
LEIA TAMBÉM
A espécie encanta pelo tamanho, comportamento e beleza. Mas por qual motivo os machos foram vistos ‘cantarolando’ no litoral alagoano? Segundo os pesquisadores, o comportamento é utilizado para atrair as fêmeas durante a época de reprodução em áreas tropicais.
Com o auxílio de equipamentos de gravação, os cantos das baleias foram gravados e publicados no site Alagoas Notícia Boa. Escute abaixo.
Baleias-jubarte 'cantam' para conquistar fêmeas no Pontal do Peba; ouça
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) September 18, 2023
(????: Abraão Tenório) pic.twitter.com/de6EliwRjo
Estudo e monitoramento - A partir do material coletado, os pesquisadores irão monitorar os animais que visitam o estado justo na época de reprodução. “Geralmente são os machos que emitem os cantos, principalmente entre as frequências audíveis de 100 e 1000 Hz”, explica o Engenheiro de Pesca e professor da UFAL Penedo, Alfredo Borie-Mojica, que participou da expedição.
A navegação foi feita no último sábado (16) nas proximidades da foz do Rio São Francisco e durou cerca de quatro horas. Além de oito baleias-jubarte, também foram avistados dois votos, tartarugas e muitas aves.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS
+Lidas