Avenidas de Maceió terão limite de velocidade reduzido após instalação de "pardais"

Publicado em 19/02/2016, às 13h03

Por Redação

Simultaneamente à instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica em vias de Maceió, a Prefeitura vai reduzir a velocidade máxima permitida para conduzir veículos nesses locais.

Nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Menino Marcelo, Álvaro Otacílio e Governador Afrânio Lages – conhecida como Leste/Oeste -, haverá redução do limite de velocidade em alguns pontos, que serão sinalizados com placas e displays com luzes.

Locais onde era permitido circular a 70 km/h passarão a ter velocidade máxima de 60 km/h. E em alguns pontos onde eram permitidos os 60 km/h, o limite cai para 50 km/h.

Veja quadro explicativo:

LOCALREFERÊNCIATIPO
Av. Durval de Goés MonteiroEntre a Carajás e a ULTRAGAZFIXO

(velocidade máxima 60 km/h)

Av. Durval de Goés MonteiroEntre a Boa Terra e a M. Dias BrancoFIXO

(velocidade máxima 60 km/h)

Av. Durval de Goés MonteiroMakro AtacadistaMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Fernandes LimaCasa das Carnes – PalatoMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Fernandes LimaCruzamento com a Av. RotaryMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Fernandes LimaPróximo ao Hiper Bompreço da GrutaMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Menino MarceloPróximo ao Conj. Residencial Tabuleiro do MartinsFIXO

(velocidade máxima 60km/h)

Av. Menino MarceloPróximo ao AnimaKidsFIXO

(velocidade máxima 60km/h)

Av. Gov. Afrânio LagesEm frente à Serraria FalcãoFIXO

(velocidade máxima 50km/h)

Av. Álvaro OtacílioCruzamento com a Rua Mário de GusmãoMISTO

(velocidade 50km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Nesta primeira etapa da implantação da fiscalização eletrônica, 10 pontos receberam o sistema em fase de teste. A partir do dia 28 de fevereiro serão iniciadas as autuações. E, nos próximos 40 dias, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fará a instalação de mais 18 “pardais”.

A fiscalização foi implantada como medida educativa e vai estar em pontos onde há grande incidência de acidentes causados por desrespeito às leis de trânsito.

De acordo com o órgão, a instalação da fiscalização eletrônica foi uma necessidade após um levantamento realizado em alguns locais onde é grande a quantidade de acidentes aliada ao desrespeito à sinalização.

Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2016, foram registrados em Maceió 4.206 acidentes de trânsito: 346 na Avenida Durval de Góes Monteiro, 237 na Fernandes Lima, 125 na Menino Marcelo, 40 na Álvaro Otacílio e outros 21 na Avenida Governador  Afrânio Lages.

“Além da velocidade excessiva, a fiscalização eletrônica estará nestes locais para inibir os avanços de sinal vermelho e parada em faixas de pedestres”, afirma o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

A fiscalização eletrônica vai englobar todos os veículos, cujos condutores cometam infração de trânsito, podendo acumular mais de um tipo para determinada situação como, por exemplo, avançar o sinal vermelho e exceder o limite de velocidade.

Na próxima semana, equipes de educadores de trânsito estarão em alguns pontos da fiscalização eletrônica para orientar condutores.

Gostou? Compartilhe