Autônoma que corre o risco de amputar a segunda mão faz apelo por cirurgia; vídeos

Publicado em 22/12/2021, às 09h21
Reprodução/TV Pajuçara
Reprodução/TV Pajuçara

Por TNH1 com TV Pajuçara

A autônoma Glauciane Alves já enfrentou muitas adversidades na vida, superando-as com garra e determinação. Casada, com cinco filhos e sem uma das mãos, ela encarou as dificuldades financeiras e a limitação física para fazer e comercializar doces e salgados com a intenção de reforçar o orçamento familiar. Porém, mais um obstáculo surgiu na vida dessa guerreira. Agora, ela corre o risco de amputar a outra mão se não for submetida a uma cirurgia.

A reportagem do programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, esteve na residência da família, no bairro da Levada, em Maceió, e conversou com Glauciane. Ela  revelou que perde a mobilidade dos dedos a cada dia que passa, devido a uma lesão que sofreu após se chocar com o vidro do basculante da cozinha. A mulher fez um apelo para algum profissional direcioná-la para uma unidade de saúde para fazer o procedimento, já que ela não tem condições financeiras.

"Ultimamente está sendo difícil, está complicado, porque eu não me visto mais, não troco de roupa. Eu já tenho a falta de uma mão, que perdi há 18 anos. E no mês passado, machuquei minha outra no vidro. Não consigo mais mexer ela, a não ser o polegar", disse.

Glauciane destacou ainda que o esposo precisou deixar o trabalho para assumir as responsabilidades da casa. "Eu estou pedindo ajuda, um apelo para algum médico me ajudar com essa cirurgia. É um procedimento muito caro, particular, e no momento eu não tenho condições financeiras. Meu marido parou de trabalhar para cuidar de mim. Eu não consigo nem escovar os dentes sozinha", explicou.

"A gente tem cinco filhos e é ele [marido] sozinho para levar os meninos no colégio, fazer comida, cuidar da gente e da casa. Eu fazia coxinha, tortelete, vendia, e a gente catava reciclagem no fim de semana. A gente fazia tudo junto, porque só com um salário não dava. São cinco crianças. Hoje eu faço um apelo para voltar a movimentar a minha mão, estou desesperada, porque quanto mais demora, mais atrofia. Antes eu mexia dois dedos ainda, mas hoje só o polegar, estão atrofiando", continuou.

"Peço a ajuda de quem conhece um médico, de quem conhece um enfermeiro... É isso que peço, seria meu presente de Natal. A professora dos meus filhos passou uma atividade sobre o que eles queriam para 2022 e eles falaram que era a cirurgia da mão da mamãe. Isso me comoveu demais. Eles não pediram carrinho, não pediram bola, nem nada, só a minha cirurgia", lembrou.

Quem tem o interesse em ajudar a Glauciane pode entrar em contato com a redação da TV Pajuçara através do número de telefone (82) 3023-7570, por ligação telefônica ou por WhatsApp. A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) e aguarda um retorno.

Veja trecho da reportagem:

Gostou? Compartilhe