Aurora boreal alagoana? Meteorologista explica 'céu verde' em Maceió

Publicado em 05/11/2022, às 07h22
Reprodução / Twitter
Reprodução / Twitter

Por TNH1

A previsão repentina que trouxe para Maceió chuva intensa ainda durante a tarde de sexta-feira, 4, veio acompanhada de um fenômeno semelhante à aurora boreal, fenômeno caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu. Ao anoitecer, o céu ficou com tons esverdeados na capital alagoana e rapidamente virou assunto nas redes sociais. 

Ao Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, o professor de meteorologia da Universidade Federal de Alagoas, Glauber Mariano, explicou o que provocou o fenômeno. 

"Em relação às chuvas, essa frente fria forte que derrubou temperaturas em vários cantos do Brasil chegou até a gente e fez com que acontecesse esse acumulado de chuva no final da tarde. Esse céu esverdeado que muitos ficaram assustados, está associado à quantidade de água nas nuvens. É um fenômeno relativamente raro de acontecer, quando você tem bastante água nas nuvens, por exemplo, aconteceu recentemente em regiões como a Inglaterra, conhecido até como 'Derecho' o nome do fenômeno. Para quem pôde assistir, é um evento bem interessante". 

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico às 21h20 dessa quinta-feira, 03, para o acumulado de chuva neste final de semana em algumas regiões de Alagoas.

Gostou? Compartilhe