Mais uma vez, a Série D foi ampliada. Depois do anúncio de que a Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro passaria a contar com 48, e não mais 40, a Confederação Brasileira de Futebol CBF) resolveu aumentar para 68 o número de clubes que disputarão a competição em 2016.
LEIA TAMBÉM
Agora, a distribuição será com quatro clubes de São Paulo, três de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e Bahia e dois para os demais estados brasileiros. Águia-PA, Icasa-CE, Madureira-RJ e Caxias-RS, rebaixados na Série C 2015, também já estão garantidos.
Alagoas, que recebeu mais uma vaga, contará com dois clubes na Série D, mas a Federação Alagoana de Futebol (FAF) ainda não definiu os moldes de classificação para a vaga extra . Até momento, está confirmada somente a vaga do campeão do Alagoano 2016.
A tendência é de que a disputa seja mais regionalizada na divisão das equipes nas chaves. Ao todo, serão 17 grupos com quatro times cada, em jogos de ida e volta. Se classificarão para a segunda fase os primeiros colocados de cada grupo, além dos 15 melhores segundos colocados.
O início da Série D 2016 está previsto para 29 de maio, e a CBF ainda vai divulgar o regulamento e o calendário do torneio.
+Lidas