Uma audiência pública, realizada na manhã desta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, debateu a implantação do sinal digital de TV aberta no estado, que deverá ocorrer em 13 cidades alagoanas até maio de 2018.
LEIA TAMBÉM
Todo o processo de implantação do sinal digital será divulgado gradativamente pelos veículos de comunicação do PSCOM.
Executivos das emissoras de TV aberta em Alagoas participaram da sessão onde se discutiu como esse desligamento ocorrerá, e como será distribuído o Kit Digital, que será destinado gratuitamente à cerca 210 mil alagoanos.
Para o diretor executivo do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), Leonardo Sampaio, a audiência pública é parte de um processo que irá ofertar ao cidadão. “Esse processo deverá impactar na diretamente a audiência das emissoras, já que a população, inicialmente dessas 13 cidades deverão passar a receber um sinal de televisão com qualidade digital de som e de vídeo”, explicou.
Para o propositor da audiência pública, o deputado Rodrigo Cunha, a discussão de hoje deverá esclarecer como a ligação do sinal irá ocorrer e como os kits digitais serão entregues.
“Temos acompanhado o desligamento do sinal analógico nos estado de Goiás, e agora mais recentemente em Pernambuco, que ocorreu no mês de julho. Mas temos que saber, para informar a população, como isso ocorrerá aqui, até porque esse desligamento será no mês de maio de 2018, em meio a campanha da eleição, e não queremos que esses kits se tornem moeda de troca”, advertiu.
O gerente de tecnologia e operações do PSCOM, Lúcio Souto Maior, explicou quais são essas 13 cidades e quem terá direito ao kit digita.
De acordo com ele, as 13 cidades que terão o sinal analógico desligado no estado são: Maceió, Atalaia, Barra de São Miguel, Messias, Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Paripueira, Rio Largo e São Miguel dos Campos.
“Estas cidades estão agrupadas em um Cluster, um termo técnico que explicará um grupo de cidades que ficará apto a receber o sinal. Nesse cluster, haverá um grupo de 210 mil pessoas, beneficiários de 18 programas sociais e incluídos no Cadastro Único que receberão, quando estiver mais próximo do desligamento, de forma gratuita, o kit com uma antena e um aparelho para converter o sinal para quem ainda não tem a tecnologia digital”, explicou.
LEIA MAIS
+Lidas