Esporte

Atleta olímpica viraliza após estampar propaganda de queijo italiano

CNN Brasil | 06/08/24 - 20h05
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ginasta italiana Giorgia Villa, que fez parte da equipe que conquistou a medalha de prata na ginástica feminina — a primeira da Itália em 96 anos — se tornou mais conhecida por seu amor ao queijo do que por seus movimentos acrobáticos.

A jovem de 21 anos da Lombardia, no norte da Itália, foi patrocinada pelo Consorzio del Formaggio Parmigiano-Reggiano (Consórcio do Queijo Parmigiano-Reggiano), em 2021. Fotos tiradas para celebrar a parceria se tornaram virais após a vitória olímpica de Villa.

Nas imagens, a ginasta é vista em seu collant, sentada em uma pilha de grandes rodas de queijo, fazendo espacate sobre uma fileira dessas rodas.

Ela também foi fotografada fazendo paradas de mão ao lado dos queijos, dando cambalhotas e reclinada ao lado de um grande pedaço de parmesão, com lascas tentadoras.

Em uma foto, ela abraça uma roda de queijo junto ao peito. Em outras, não resiste e coloca pedaços do queijo cheio de cristais na boca.

Outras fotos a mostram realizando movimentos impressionantes nas barras, mas nenhuma capturou a atenção do público da mesma forma que as imagens com queijo.

As fotos foram tiradas pelo fotógrafo Gabriele Seghizzi, que tem o conjunto completo em seu site.

As fotos colocaram Emilia-Romagna, região gastronômica da Itália, lar de produtos como presunto cru, massas recheadas como tortellini, tagliatelle al ragù e frios como culatello e mortadela, em destaque.

Parmigiano-Reggiano, ou queijo parmesão, é mais famoso por ser produzido nas colinas ao redor de Parma, cerca de 104 km a noroeste de Bolonha. Para ser considerado verdadeiro, deve ser produzido nas províncias de Parma, Reggio Emilia, Modena, Bolonha e Mantova.

As vacas são alimentadas com dietas rigorosas e são necessários cerca de 550 litros de leite para produzir uma das grandes rodas.

Não que as rodas sejam formadas imediatamente — elas são deixadas para envelhecer por no mínimo 12 meses, embora alguns queijos mais caros possam levar 24, 36, 40 meses ou mais.

Aos 12 meses, cada roda é tocada por um inspetor com um tipo especial de martelo para ouvir seu progresso de envelhecimento.

Cada roda é estampada com seu próprio número de identidade, para evitar falsificações e identificar em qual fábrica foi feita, sendo marcada — literalmente — como uma verdadeira roda de Parmigiano-Reggiano.

Bolonha é o destino gastronômico ideal, em Emilia-Romagna, para experimentar o queijo em sua terra natal. Aqui, nas ruas ao lado da Basílica de San Petronio, existe um mercado desde o período medieval no qual dezenas de lojas vendem uma quantidade vertiginosa de queijos diferentes.

Menos visitada, Parma é o lar espiritual do queijo parmesão. O centro da cidade está repleto de delicatessens que costumam permitir que você prove vários queijos de idades diferentes antes de comprar.

Bares e restaurantes ao redor da cidade vendem taglieri, ou pratos gigantes, de queijos e frios. Você também pode visitar fábricas ou produtores de parmesão nas colinas. Há até um museu, o Museo del Parmigiano-Reggiano em Soragna, a 40 minutos de Parma.

O consórcio Parmigiano-Reggiano também patrocinou o tenista Jannik Sinner, então vamos torcer para que as fotos dessa parceria venham à tona em breve. Mas até lá, sempre há Parma. Buon appetito!