Atividade física personalizada para idosos ganha adeptos em Maceió

Publicado em 09/11/2021, às 18h19
Divulgação
Divulgação

Por Assessoria

A busca por mais qualidade de vida tem levado idosos a centros de treinamento em Maceió. Tem crescido na capital alagoana a procura por serviços personalizados, que respeitem as características desse público. Os especialistas apontam que a prática de atividade física regular pode promover melhorias fisiológicas, além de aumentar a autonomia dos praticantes.

Segundo o educador físico Pedro Oscar, os treinamentos de força são importantes para idosos porque promovem o ganho de massa magra – que tende a diminuir com o passar dos anos – e a redução dos níveis de gordura. “Além desses fatores, há ganhos como a redução dos índices glicêmicos e melhoria do sistema circulatório periférico”, explica.

Para Pedro Oscar, a prática regular de atividade física resulta em um ganho extra: o aumento da autonomia dos participantes. “Há, sem dúvidas, um ganho psicológico nesse processo. O idoso se sente mais confiante para realizar atividades cotidianas e, como consequência, se sente mais produtivo no seu dia a dia”, finaliza o profissional.

De acordo com o professor de Educação Física Antônio Nonato, é importante que o profissional que acompanhe o idoso na prática de atividade física respeite as características do praticante. “É preciso analisar qual o tipo de atividade física que aquela pessoa está apta a desenvolver e também quais as cargas que ela pode executar”, ressalta.

Antônio Nonato destaca que os idosos que buscam esse serviço devem se procurar profissionais capacitados e experientes com esse tipo de atividade. “Esse público deve realizar atividades físicas sob supervisão. Por isso, é importante profissionais capacitados, para evitar acidentes”, conclui o educador físico.

Gostou? Compartilhe