Quem costuma frequentar regularmente o Facebook, mas sempre fica com um pé atrás com que tipo de dados o site coleta com base em suas atividades, pode ficar tranquilo: uma nova extensão para o Chrome permite que você tenha uma ideia de como a plataforma criada por Mark Zuckerberg “adivinha” os seus gostos e modela a sua timeline – e os anúncios – de acordo com essas informações.
LEIA TAMBÉM
Chamado de Data Selfie, o plugin para o navegador da Google mostra, na verdade, que ficar tranquilo é uma tarefa bastante difícil para qualquer internauta que tenha ciência de como é fácil para as redes sociais lerem seus consumidores. Uma vez instalado, o addon passa a monitorar toda a sua navegação pelo portal, simulando de uma forma mais simples – mas não menos assustadora – o que o Facebook faz com a sua vida diariamente.
Duvida? Bem, basta conferir que a extensão consegue enxergar com bastante precisão o que você vê no feed, quanto tempo é gasto nessa visualização, os links que são acessados e até mesmo o que é digitado em qualquer campo da página.
Depois de coletar uma certa quantidade desses dados, o Data Selfie recorre a algumas APIs do sistema cognitivo do IBM Watson e a recursos da Universidade de Cambridge para transformar tudo em uma planilha detalhada do que o usuário gosta, quais as suas inclinações políticas e até mesmo o que a pessoa gosta ou não gosta de comer. Esse quadro-negro é dividido em uma infinidade de categorias – com direito a legendas e cores –, dá um parecer sobre as suas atividades na rede e faz todo tipo de previsão a respeito da sua personalidade.
Embora a extensão utilize ferramentas externas e soluções de terceiros para mastigar todos os dados antes de entregá-los a você, a turma do Data Selfie garante que todas essas informações sobre o seu comportamento facebookiano é armazenado apenas localmente, no seu próprio computador. Segundo eles, isso é feito para evitar que pessoas mal-intencionadas ou outras empresas saibam tudo e mais um pouco sobre os seus hábitos online.
Ainda assim, não deixa de ser preocupante o quanto determinados sites conhecem você meramente pelo uso contínuo dos seus serviços, criando um perfil progressivamente mais detalhado e certeiro a cada dia extra e que você navega por eles. Não chega a ser um segredo o fato de os dados de usuários serem a principal moeda do Facebook na hora de vender espaços e público para seus anunciantes, mas conhecer mais de perto o que isso significa é um baque até mesmo para quem não andava muito preocupado com sua privacidade, não é?
LEIA MAIS
+Lidas