Polícia

Assista ao momento do acidente que causou mortes após perseguição policial em Maceió

João Victor Souza | 28/06/24 - 11h40
Reprodução/Video

As imagens impressionam. As câmeras de monitoramento instaladas na Avenida Francisco Afonso de Mello, no bairro de Santa Lúcia, registraram o momento em que os quatro criminosos em fuga bateram com o carro contra um poste, uma oficina e uma residência. Duas pessoas morreram, sendo uma delas um suspeito de assalto, e outras três, também envolvida com roubos, ficaram feridas. O motociclista Edvaldo Pedro da Silva, que não tinha relação com os crimes, morreu na hora depois de ser atropelado pelo veículo ocupado pelo grupo.

A "Câmera 01", como ficou salvo o registro no vídeo ao qual a reportagem teve acesso, mostrou o instante em que um pedestre atravessou a rua, e em questão de segundo, o veículo Gol prata, dos criminosos, invadiu a calçada desgovernado e atingiu o poste e a fachada dos imóveis.

Um homem, vestido de roupa branca, estava sentado na frente de uma pizzaria, e também escapou de ser atropelado. Ele é funcionário do estabelecimento comercial e observava o movimento da via. O pizzaiolo se levantou às pressas depois do susto com o acidente. 

Na outra imagem, foi possível ver um motorista freando para não ser atingido pelo Gol dos assaltantes. Um cachorro também apareceu na rua e também se livrou de ser atingido pelo automóvel dos criminosos. Não foi registrado o momento em que o motociclista foi atingido pelo carro.

O que se sabe sobre a perseguição com mortes

A perseguição policial terminou com duas pessoas mortas e outras três feridas, na tarde de quinta-feira (27), na Avenida Francisco Afonso de Mello, no bairro Santa Lúcia, na parte alta de Maceió. De acordo com informações apuradas pela reportagem, a polícia recebeu a informação de que havia um veículo modelo Gol cometendo assaltos na parte baixa de Maceió. Uma guarnição acabou se deparando com o mesmo veículo em uma das ruas do bairro Santa Lúcia. Foi quando começou uma intensa perseguição seguida de troca de tiros. 

Duas pessoas acabaram morrendo, entre elas um dos quatro criminosos que estavam no veículo, além de um motociclista, que não tinha nada a ver com a com a perseguição e foi atropelado durante a fuga. Ele foi identificado como Edvaldo Pedro da Silva. Segundo apuração do repórter Leandro Santiago, ele estava a caminho de uma oficina para buscar uma peça para seu carro.

Os criminosos sobreviventes foram socorridos e encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE). Eles estão sob custódia da Polícia Civil alagoana.

PM dá detalhes de ação

Em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record, o capitão Pereira, do Batalhão da Rotam, contou que o acompanhamento dos suspeitos foi feito após acionamento via rádio. O policial destacou que a perseguição durou cerca de 10 minutos e houve troca de tiros entre a equipe de segurança e o grupo de criminosos.

"A guarnição copiou via rádio um alerta geral que é passado para todas as guarnições que estão nas ruas. Imediatamente a equipe começou a procurar e deu de frente com os indivíduos. Após ordem de parada, eles não obedeceram e fugiram. Durante a fuga, eles atropelaram o motociclista e efetuaram diversos disparos, tanto contra a guarnição quanto aleatoriamente. Infelizmente vieram a colidir contra o poste de uma oficina e prontamente a guarnição efetuou todo o trabalho que deveria ser feito", iniciou

"Eles teriam praticado vários assaltos tanto na parte alta quanto na parte baixa. A guarnição copiou os dados do veículo e acabou encontrando. Tudo na região da Santa Lúcia, a perseguição foi toda lá. Em torno de 10 minutos de perseguição", complementou.

O capitão informou que três armas de fogo foram apreendidas. "Vale salientar que o poder bélico deles era alto. Eles tinham três pistolas, sendo uma Glock calibre 380 com alongador de 30 munições, que não é comum em Alagoas. Eles atiraram aleatoriamente, contra a guarnição e contra a população. A polícia agiu de acordo com toda a técnica e força da Rotam".