Atualizada às 21h11
O objetivo era difícil, mas não foi alcançado. O ASA precisava vencer o Tupi por três gols de diferença para fazer história, ir à semifinal da Série C e conquistar o acesso à Série B do Brasileiro, porém, acabou perdendo por 2 x 1 no Estádio Municipal, na noite desta segunda-feira (19) pelo jogo da volta das quartas de final, e foi eliminado da competição.
Os gols do time mineiro foram do atacante Kaio Wilker e do meia Marcos Goiano, que selou o acesso do Galo Carijó, que não joga a Série B desde 1989, enquanto que Uederson fez o gol de honra do Fantasma. A Rádio Pajuçara FM 101,9 Arapiraca e o TNH1 transmitiram o duelo.
O jogo
Nos minutos iniciais a partida era muito disputada e não tinha ‘bola perdida’. O alvinegro não queria saber de perder tempo e buscava logo o ataque, enquanto que o time mineiro preferia tentar frear as ações do ASA e diminuir a intensidade do jogo para ir ganhando tempo. Mas quem chegou com muito perigo foi o Tupi. Aos 6’, em rápido contra-ataque, Felipe Augusto apareceu com espaço e chutou cruzado no canto direito de Pedro Henrique, mas a bola foi para fora, mas passando perto do gol. Três minutos depois foi a vez do ASA assustar, depois de cruzamento em que o goleiro cortou errado e Uederson cabeceou por cobertura, mas para fora.
O Fantasma estava melhor na partida, pois tinha mais posse de bola e pressionava com frequência. Já o Tupi focava na marcação e contra-ataques, chegava pouco na meta alagoana, mas quando chegava era perigoso. A partida era bem movimentada e ainda muito disputada, porém, o Galo Carijó começou a ganhar campo, ia se soltando e passou a ficar mais presente no campo de ataque. Aos 33’, depois de uma bomba de Uederson, o goleiro do Tupi espalmou e na sobra trombou com Valdanes. Alguns atletas do ASA pediram pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. Na reta final da primeira etapa, o Fantasma voltou a pressionar, mas foi ineficaz no ataque e não conseguiu balançar a rede mineira.
Imagem: Reprodução Esporte Interativo
Segundo tempo
O ASA precisou partir para o tudo ou nada e se expor para tentar o gol . E como novidade estava o meia Didira, que chegou a ser vetado para o jogo, mas foi para campo mesmo não estando 100%. Só que para complicar a vida do alvinegro, o Tupi conseguiu sair na frente aos 2 minutos. Em linda jogada pela esquerda, Kaio Wilker ajeitou de fora da área e acertou o ângulo esquerdo de Pedro Henrique, que nada pôde fazer. Foi o primeiro gol da partida, que desanimou a torcida alagoana, que até então fazia uma grande festa e empurrava o time.
Taticamente o Tupi estava muito bem e segurava o ASA, que até conseguia chegar próximo da meta adversária, mas pouco finalizava, já que a marcação do Galo Carijó era muito forte. Aos 16’, a bola foi cruzada na área visitante, Didira cabeceou e a acertou a trave. No rebote, o goleiro Glaysson cortou e evitou o empate do Fantasma. O tempo passava, o gol não saía, e o time alagoano continuou sentindo muitas dificuldades para criar jogadas de ataque. Melhor para o Tupi, que ia encaminhando seu acesso. Aparentemente abatido por não conseguir furar a defensiva adversária, o ASA parecia aceitar a eliminação e não conseguia reagir.
Para sacramentar a sua classificação, o Tupi ampliou aos 35 minutos. Em jogada pela direita, Marcos Goiano recebeu na grande área sem marcação e precisou apenas empurrar para o fundo do gol e comemorar com sua equipe. Aos 40’, o ASA teve a chance de diminuir quando Everton foi derrubado na grande área e recebeu pênalti. Uederson foi para a cobrança e aos 41 minutos ele chutou firme no canto esquerdo do goleiro, que foi lá, mas não pegou. Nos minutos finais, o time mineiro apenas administrou o resultado, conquistou uma grande vitória e carimbou o acesso à Série B.
Veja os gols do jogo:
Como fica
Com o placar de 2 x 1, o ASA acabou eliminado da Série C, não conseguiu o acesso para a segunda divisão nacional dois anos depois de ter sido rebaixado, e encerrou as atividades na temporada. Como havia perdido por 2 x 0 no jogo de ida, no interior de Minas Gerais, o alvinegro precisava devolver o mesmo placar para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por três gols de diferença, já que mesmo que vencesse por 3 x 1, 4 x 2, em diante, seria eliminado pelo critério de gols marcados na casa do adversário. Se passasse para a semifinal, o alvinegro enfrentaria o Londrina, mas o adversário do time paranaense será o Galo Carijó.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro Série C 2015 – Quartas de Final (jogo da volta – Ida: 2 x 0 Tupi)
Jogo: ASA 1 x 2 Tupi
Gols: ASA- Uederson aos 41’ do 2T/ Tupi- Kayo Wilker aos 2’ e Marcos Goiano aos 35’ do 2T
Local: Estádio Municipal, Arapiraca-AL
Data: 19/10 (segunda-feira)
Hora: 19h30
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (ASP.FIFA-RS)
Auxiliar 1: Jose Javel Silveira (CBF-RS)
Auxiliar 2: Rafael da Silva Alves (ASP.FIFA-RS)
ASA:
1- Pedro Henrique
2- Gabriel (13-Chiquinho, aos 17’ do 2T)
3- André Nunes
4- Lucas Bahia
6- Lucas Pavone
5- Jorginho
8- Max Carrasco
7- Marcos Antônio (19-Didira, no intervalo)
11- Valdanes
9- Uederson
10- Alex Henrique (22-Everton, aos 10’ do 2T)
Técnico: Vica
Banco ASA: 12-Nunes, 13-Chiquinho, 14-Fábio Alves, 15-Rayro, 16-Leandro Souza, 17-Jaildo, 18-Max Willian, 19-Didira, 20-Marlon, 21-Filipe André, 22-Everton.
Tupi:
1- Glaysson
2- Osmar
3- Sidimar
4- Bruno Ré
6- Fabrício
5- Genalvo
8- Rafael Jataí
7- Vinicius Kiss (16-Ygor, aos 11’ do 2T)
10- Marcos Goiano
11- Felipe Augusto (20-Bruno Aquino, aos 38’ do 2T)
21- Kaio Wilker (14-Carlos Renato, aos 19’ do 2T)
Técnico: Leston Júnior
Banco Tupi: 12-George, 13-Lula, 14-Carlos Renato, 15-Genalvo, 16-Ygor, 17-Gabriel Davis, 18-Ramon, 19-Júnior Paraíba, 20-Bruno Aquino, 97-Geraldo.
Outros jogos das oitavas de final da Série C: Fortaleza 0 x 0 Brasil-RS* (ida: 0 x 1), Portuguesa 1 x 2 Vila Nova* (ida: 0 x 1), Londrina*1 x 0 Confiança (ida: 0 x 0).
*Classificados para as semifinais e Série B 2016