Imagem As tramas de Alina Amaral
Nide Lins

As tramas de Alina Amaral

Em 19 de Janeiro de 2025 às 14:05

Por Redação

Conheci Alina Amaral (@alinaamaral @alinaamaraloficial) nas redações de jornalismo nos anos 2000. Desde então, ela já costurava palavras com a mesma criatividade e habilidade com que aborda o jornalismo de moda em Alagoas. Natural de Santana do Ipanema, com infância entre a cidade natal e Pão de Açúcar, Alina carregava no imaginário as cores do sertão e os antigos armarinhos, elementos que futuramente moldariam sua trajetória.
Alagoana de Santana de Ipanema, Alina Amaral é destaque da moda alagoana
O caminho foi longo e diverso. Incluiu uma temporada na Bahia, onde atuou como consultora de imagem e figurino de artistas, como Daniela Mercury, para quem desenvolveu projetos de quatro carnavais, turnês internacionais e DVDs. Foi com Daniela que Alina ganhou visibilidade, mas a sertaneja de alma criativa logo expandiu seu repertório, assinando figurinos para nomes como Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Mariene de Castro, Jammil e Uma Noites e Babado Novo, além de peças de teatro.
Alina desenvolveu uma peça especial, feita 99% à mão para Marina Candia
Recentemente, a convite da primeira-dama de Alagoas, Marina Candia, Alina desenvolveu uma peça especial, feita 99% à mão, que combinou filé e bordados de miçangas e linha, evidenciando sua conexão com as tradições locais.
Alina combinou filé e bordados de miçangas e linha, evidenciando sua conexão com as tradições locais
Na trajetória da alagoana, constam 10 anos fora de Maceió, período em que se dedicou a cursos de fashion design em São Paulo e Nova York. De volta à capital alagoana em 2017, fundou o Coletivo Aarteando ao lado da nutricionista Telma Toledo. “Foi uma experiência rica: formamos um grupo de capacitação inclusiva para bordado, que promove sustentabilidade econômica e emocional para mulheres, principalmente mães de crianças assistidas pelo @cren.al ou da comunidade do Gama Lins. Essas mulheres bordam corações e frases motivacionais”, explica Alina.
Renata Calheiros também com a marca da Alina Amaral no Renda-se
Atualmente, o Coletivo já formou cerca de 200 mulheres na arte do feito à mão. Muito além da responsabilidade social, o projeto reforça o empoderamento feminino, ajudando-as a superar situações de dependência ou vulnerabilidade, mudando suas narrativas de vida.
Alina também assina a produção executiva do Renda-se, evento que valoriza a ancestralidade alagoana por meio das manualidades. Em 2024, sua marca esteve presente em pontos de venda na África do Sul, Estados Unidos, Milão e São Miguel dos Milagres. “Lançamos a coleção Tempo simultaneamente em Maceió, no @rendasealagoas 2024, e na Semana de Moda de Milão, no Awake, um evento realizado pela @apexbrasil em parceria com a @metiertropical e @adn_reset. Em outubro, participamos da @semanacriativadetiradentes e, em dezembro, fomos destaque na @feiranarosenbaum.”
Os bordados feito à mão em sintonia com a tendência de mercado
Atualmente, as criações da jornalista estão na loja da Feira Na Rosenbaum, em Recife, e na loja Rosa Caju, em Milagres. A marca se prepara para uma agenda ousada em 2025, com novos projetos e conquistas. Alina Amaral é uma alagoana que nos enche de orgulho, mostrando que as cores e as tradições do sertão podem ganhar o mundo com beleza, criatividade e propósito.
O jornalista Zeca Camargo com Alina e as bordadeiras do Coletivo

Boticário: Egeo Choc High

Boticário: nova criação de Egeo, sua marca de perfumaria compartilhável com notas entre doce e azedinho

Você é meio doce ou meio ácido? Pensando nos comportamentos que evidenciam as dualidades das pessoas, sejam no lifestyle, comida ou estilos, o Boticário apresenta a mais nova criação de Egeo, sua marca de perfumaria compartilhável: Egeo Choc High. O lançamento traz uma combinação gourmand que une o melhor dos dois mundos, misturando as notas adocicadas do chocolate com o toque azedinho do morango.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas