"As pessoas interpretaram errado", diz prefeito de União sobre compra de caixões

Publicado em 27/10/2017, às 16h40

Por Redação

Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito do município de União dos Palmares, Kil Freitas, recebeu a imprensa e representações da cidade para esclarecer a situação do edital que apontava gastos de R$ 1 milhão com caixões.

Referente aos gastos de mais de um milhão em urnas funerárias, Kil declarou que não há irregularidades na ata de registros, estando nos conformes da legalidade, pois o preço do pregão ficou abaixo dos valores praticados pelas funerárias locais e o município só adquiriu, até o momento, duas urnas funerárias, com base em solicitações da população carente, segundo dados apurados pela secretaria de assistência social.

“As pessoas interpretaram errado os fatos que lhe chegaram, o que foi gasto pelo município não é o que se encontra estimado em ata, vai de acordo com a necessidade da população. Ali só é uma estimativa. É  como se tivéssemos crédito para um supermercado inteiro a nossa disposição, mas nós só adquirimos o que de fato os produtos que precisamos. A informação de que temos gasto mais de um milhão é totalmente falsa e distorcida, uma narrativa criada para manipular a população em tempos em que esta se encontra mais vulnerável: a crise econômica do país”, explicou o prefeito, que afirma que o valor foi estimado com base na licitação do ano de 2016, prática comum entre gestões.

O prefeito deixou sua equipe e documentos à disposição para quem desejar averiguar os fatos. “Estamos de portas abertas para receber a comunidade aqui na prefeitura, principalmente para qualquer tipo de denúncia que defenda os interesses públicos. Seremos os primeiros a apurar”, disse Kil, que explica ainda que a elaboração de uma nova ata só implicaria em mais gastos para o município.

O prefeito também anunciou ainda que está para processo licitatório até o mês de novembro a construção de três novas creches e cinco postos de saúde, uma emenda do deputado federal João Henrique Caldas, no valor de dois milhões, para o calçamento do conjunto Sagrada Família. E adiantou que a folha de pagamento de outubro de comissionados e contratados será regularizada no próximo dia 10 de novembro, e em dezembro vai iniciar as negociações das folhas atrasadas destes servidores. “Não vamos permitir que ninguém fique sem receber, estamos buscando recursos para isso”, encerrou o prefeito. 

Saúde

Também ocorreu na mesma manhã, uma audiência pública voltada para a Secretaria Municipal de Saúde, realizada na Câmara Municipal dos Vereadores, onde estiveram presentes, além do gestor principal do município e do vice José Alfredo, o secretário da pasta Filipe Almeida e sua equipe técnica e administrativa, apresentando o diagnóstico financeiro da secretaria nestes dois primeiros quadrimestres de 2017. Os gestores responderam perguntas da população.

Gostou? Compartilhe