Tutmés Airan de Albuquerque Melo, desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, é um dos inscritos para a disputa de ministro do Superior Tribunal de Justiça, marcada para 23 de agosto, às 9 horas.
LEIA TAMBÉM
A sessão do STJ para definição dos desembargadores e advogados que concorrerão às vagas na Corte será presencial, como informa o portal Migalhas.
Existem duas vagas destinadas a membros dos Tribunais de Justiça dos Estados e a relação de inscritos tem 57 desembargadores, dentre os quais o Pleno vai escolher quatro, em votação secreta.
A outra vaga para o STJ é reservada, pelo sistema de alternância, a um membro da classe dos advogados, e a OAB entregou à presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, a lista sêxtupla com os candidatos que concorrerão à vaga, para o Pleno escolher três.
Ex filiado ao Partido dos Trabalhadores, Tutmés Airan era Procurador do Estado e chegou ao Tribunal de Justiça de Alagoas em lista sêxtupla mediante eleição da OAB/AL.
Foi nomeado para o TJ pelo então governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), segundo consta por indicação do presidente Lula (PT) e do ex ministro José Dirceu.
Pelas ligações pessoais e políticas com Lula e José Dirceu, são grandes as possibilidades de Tutmés ser mais um alagoano ministro do STJ, que já tem em seus quadros o ministro Humberto Eustáquio Soares Martins.
LEIA MAIS
+Lidas