LEIA TAMBÉM
Afinal, o que causou o distanciamento político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), do presidente Lula (PT)?
Na verdade, tudo começou por Alagoas, quando Lira recebeu em sua casa, na Barra de São Miguel, o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem foi aliado no seu governo e grande partícipe da campanha de 2022 – até o dia em que Lula foi reconhecido eleito pela terceira vez.
Lula não gostou do gesto de Lira, e fez questão de manifestar isso através de assessores mais próximos.
Outro motivo de estresse de Lula foi a ausência do presidente da Câmara no evento organizado pelo governo Lula e intitulado “ato pela democracia”, em 8 de janeiro, sob a alegação de “problemas de saúde da família”.
Para o Palácio do Planalto, na realidade esse não teria sido o único motivo e que o presidente da Câmara quis se distanciar de um governo do qual faz parte.
O episódio mais recente foi o contundente discurso de Arthur Lira na última segunda-feira, na instalação dos trabalhos legislativos de 2024, quando fez questão de ressaltar a insatisfação do Legislativo com o Executivo, alegando o não cumprimento de compromissos assumidos pelo governo com os parlamentares.
LEIA MAIS
+Lidas